Os eleitores que não realizaram o recadastramento biométrico estão com os títulos de eleitor cancelados, e poderão regularizar a situação até o dia 6 de maio, informou a chefe do cartório eleitoral de Juiz de Fora, Vilma Sinotti. O prazo começou nesta segunda-feira (9), sendo a última chance de o eleitor estar apto a votar nas próximas eleições, como também de estar com o título de eleitor regularizado. Para isso, os atendimentos continuarão sendo oferecidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no prédio da Câmara Municipal, que cedeu espaço para auxiliar o TRE durante a biometria, de segunda a quinta-feira de 10h às 18h e, nas sexta-feiras, das 10h às 17h. A orientação para os eleitores com os títulos cancelados é a de que não deixem o procedimento para a última hora, para evitar transtornos.
O cancelamento do título de eleitor impede a emissão de passaporte, carteira de identidade e a participação em concursos públicos. A restrição também se estende à contratação de empréstimos em instituições financeiras públicas e à efetivação de matrículas em instituições de ensino. Para auxiliar a população que busca a prestação do serviço nos dias de chuva ou muito sol, a Câmara disponibilizou tendas em frente à escadaria do prédio, no Parque Halfeld.
Nos dias de atendimento comum será possível fazer a regularização com agendamento, ainda sem data definida para abertura da agenda, e também com distribuição de senha. Vale ressaltar que, para a realização do procedimento, o cidadão deverá levar carteira de identidade, comprovante de endereço, de quitação com o serviço militar (no caso de pessoa do sexo masculino), CPF e, se possuir, o título de eleitor. O novo passaporte não será aceito como documento de identificação e nem a carteira de trabalho. Além disso, não poderá ser apresentada a nova Carteira Nacional de Habilitação para quem está emitindo o título pela primeira vez. A Câmara Municipal fica localizada na Rua Halfeld, 955 – Centro.
Fonte: Assessoria