Nessa terça-feira (18), cerca de 50 alunos da rede municipal receberam homenagem das mãos do prefeito Antônio Almas, no Centro de Formação do Professor (CFP). O evento teve como objetivo agraciar também as escolas destaques em 2019. Estiveram presentes, além do prefeito, a secretária de Educação, Denise Vieira Franco, vereadores, funcionários, representantes das instituições, estudantes e familiares.
Em seu discurso, o prefeito falou sobre a homenagem, que representa o “reconhecimento do esforço que é feito pelo aluno, por sua família, pela comunidade escolar. Por outro lado, todos nós gostamos de carinho, de afeto, e o que estamos mostrando para eles, aqui, com esse gesto carinhoso e afetivo, é que eles podem continuar acreditando nas suas verdades, trabalhando, dedicando-se àquilo que gostam de estudar e de fazer. Assim, eles se sentem motivados para continuar, e isso é importante não só para os alunos, mas também para nós, gestores públicos, e todos aqueles que atuam na educação”.
Entre os contemplados estavam os aprovados nas provas de seleção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) e do Colégio Militar de Juiz de Fora, os participantes das olimpíadas Brasileira de Matemática e a Nacional de Língua Portuguesa, entre outros. Matheus Augusto de Almeida, da Escola Municipal “Engenheiro André Rebouças”, aprovado no IF Sudeste para o curso técnico integral de mecânica, levou os pais para celebrar a conquista: “Eu não esperava ter essa homenagem. Acho bom um evento como esse, pois ajuda a motivar ainda mais”.
O pai de Matheus, Marco Antônio de Almeida, seguiu o mesmo raciocínio: “É um imenso orgulho para nós. Aproveito a oportunidade para agradecer aos professores e diretores. Eles incentivaram muito Matheus, desde que ele entrou na escola, há oito anos. Agora, que já enfrentou o desafio, é a vez da adaptação, já que é período integral, mais puxado, mais complicado, tem que se dedicar ao estudo”.
Foi prestada também homenagem especial em memória do professor Deber Zambelli, que morreu no final do ano passado. Ele foi o responsável em descobrir o talento do aluno João Victor Cândido (outro homenageado do dia), da Escola Municipal Lions Centro, vencedor em duas categorias no Campeonato Escolar de Ginástica de Trampolim.
As escolas municipais “Santa Cândida”, “Nagib Félix Cury” e “União da Betânia” receberam homenagem pela classificação no Prêmio ArcellorMittal de Meio Ambiente, sendo que a última foi campeã na etapa nacional da competição. “A verdade é que é uma recompensa. Reconhecimento é algo que deveria acontecer sempre, porque é reforço positivo, e todos precisam desses incentivos. Nossas crianças ganharam esse prêmio porque foram incentivadas pelos mestres, pelo professor de dança Hebert Hischter, e pela escola, que sempre apoiou o trabalho, que é da equipe”, avaliou Jaqueline de Cássia Martins Pacheco, diretora da “União da Betânia”.
De acordo com a secretária de Educação, o evento foi “o reconhecimento do esforço e envolvimento de muitas famílias, que acreditam na escola pública municipal. E com a proposta pedagógica, com o trabalho cotidiano dos professores, da relação e acompanhamento das famílias, venceram seus próprios desafios, participaram de eventos e concursos, e conquistaram uma vaga para prosseguir seus estudos, um momento de vitória. Então, é uma vitória das famílias, das escolas e da educação pública”.
A lista dos homenageados pode ser conferida através do site pjf.mg.gov.br.
Fonte: Assessoria