Judô brasileiro conquista sete medalhas em torneios preparatórios para o Grand Slam de Düsseldorf

O judô brasileiro conquistou sete medalhas nos Abertos Europeus preparatórios para o Grand Slam de Dusseldorf. No total, foram quatro ouros, uma prata e dois bronzes nas disputas deste sábado e domingo, em Oberwart e na Bratislava.  

No sábado (15), a seleção feminina arrematou cinco pódios no Aberto da Bratislava, na Eslováquia. Destaque para os três ouros conquistados por Ketelyn Nascimento (57kg), Ketleyn Quadros (63kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg). Gabriela Chibana (48kg) e Maria Portela (79kg) ficaram em terceiro lugar.

As duas medalhas da equipe masculina no Aberto de Oberwart, na Áustria, vieram neste domingo, 16, com direito a dobradinha no meio-pesado (100kg). Leonardo Gonçalves e Rafael Buzacarini venceram todos os adversários nas preliminares e se enfrentaram pelo título da competição. Com duas projeções por waza-ari, Léo conseguiu o ippon e o ouro de Oberwart.  

Os Abertos continentais, na hierarquia dos pontos do Ranking Mundial, são as competições que distribuem a menor quantidade de pontos. Mas, no planejamento da seleção, eles funcionam como preparação para etapas mais importantes, como os Grand Slam, que distribuem até mil pontos no Ranking e reúnem os principais atletas do mundo.  

Assim como Sófia e Odivelas serviram de preparação para o Grand Slam de Paris, onde Larissa Pimenta e Beatriz Souza foram bronze, os Abertos de Oberwart e Bratislava serviram como preparação e adaptação ao fuso-horário da equipe que disputará o Grand Slam de Düsseldorf, no próximo final de semana.  

 

Início de temporada com 18 pódios em seis competições

Este é o quarto final de semana seguido de competição para a seleção brasileira de judô neste início de temporada 2020. Em menos de dois meses de disputas, a equipe esteve em seis eventos do Circuito Mundial, conquistando medalhas em todas elas. Foram 18 pódios brasileiros, sendo seis ouros, duas pratas e dez bronzes.  

A equipe masculina conquistou nove medalhas (2 ouros, 2 pratas e 5 bronzes), assim como a equipe feminina (4 ouros e 5 bronzes).  

O Grand Slam de Düsseldorf, disputado nos dias 21, 22 e 23, fecha o calendário de competições de fevereiro da equipe nacional e marca a estreia de Mayra Aguiar (78kg) no Circuito em 2020. Ela tentará defender, em Düsseldorf, seu título de 2019.  

 

Confira abaixo as medalhas já conquistadas pelo judô brasileiro em 2020: 

Grand Prix de Tel Aviv:  1 prata e 4 bronzes

Aberto de Odivelas: 1 ouro e 1 bronze

Aberto de Sófia: 1 ouro e 1 bronze

Grand Slam de Paris: 2 bronzes

Aberto de Bratislava: 3 ouros e 2 bronzes

Aberto de Oberwart: 1 ouro e 1 prata

 

Fonte: COB




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.