O Filhos da Luta, primeiro bloco feminista de Juiz de Fora, fará sua segunda apresentação na Folia de Momo nessa quarta-feira (12), a partir das 16 horas, na Praça da Estação, no Centro. No mesmo dia, o bloco Irmãos Metralha estreia no pré-carnaval, às 18h30, no Parque Halfeld.
Organizado pelo Coletivo 8M, que reúne vários grupos feministas com atuação na cidade, o Filhos da Luta vai apresentar sua bateria, com cerca de 20 ritmistas. O bloco também terá participação especial dos grupos Samba de Colher e Maracatu Estrela na Mata. “A ideia é mesclar a alegria da folia com a luta contra todo tipo de preconceito, porque carnaval também é um ambiente de conscientização”, argumenta Laiane Araújo, uma das organizadoras do bloco. Ela acrescenta que samba de raiz e maracatu são os carros-chefe da trilha sonora.
Já os integrantes do Irmãos Metralha chama o público para prestigiar sua primeira apresentação, que será animada por bateria própria, com 25 componentes. Conforme um dos diretores, Wulmar da Silva, o grupo foi criado por um grupo de amigos, e o nome foi escolhido por meio de votação. “Quisemos fazer uma homenagem a personagens tradicionais das histórias em quadrinhos”. Em relação à música, ele informa que o público terá oportunidade de conferir sambas de todas as épocas.
Com mais de 50 atrações gratuitas, o Carnaval 2020 de Juiz de Fora teve início no último dia 7 e segue até o próximo dia 25. A programação oficial, com o mapa da folia, está disponível no site funalfa.com.br/carnaval.
Fonte: Assessoria