A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizará na próxima semana, obras de recapeamento do anel viário que passa pelo campus sede. A intervenção está prevista para iniciar na próxima segunda-feira (17) e o valor estimado para as obras é de R$ 2.600.270,68. Todo o trabalho será feito pela Empresa de Pavimentação e Urbanização (Empav) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e com os recursos da UFJF.
Como o contrato com a Empav aponta a UFJF como empresa pública e pela medição ser cobrada por meio de preço unitário, significa que o valor estimado para a intervenção pode ser abaixo do esperado.
A previsão é de que a obra dure de 45 a 90 dias, dependendo do clima, do nível de umidade e da quantidade de chuvas no período. O trecho total a ser recuperado tem cerca de 3 quilômetros, incluindo todo o anel viário e os pórticos de entrada para o campus.
Segundo a pró-reitora adjunta de infraestrutura, Janezete Marques, a obra será realizada no horário comercial, entre 8h e 18h00, e será válida também para os dias do Carnaval, “Em reunião entre representantes da UFJF, do setor de Vigilância, da Empav e da Secretaria de Transporte e Trânsito foi realizada uma logística para que não ocorra nenhuma intercorrência. A obra começa próxima ao pórtico sul, na região acima do posto avançado do Corpo de Bombeiros no campus, e vem até a Pró-reitoria e Infraestrutura. No Carnaval vamos fazer os dois pórticos de entrada e, depois, terminar o anel viário, se não houver chuvas. Inclusive, não é aconselhável transitar pelo campus durante as festividades carnavalescas” explica.
Quanto à circulação dos motoristas pelo local, Janezete diz que durante o período de obras, o trânsito permanecerá seguindo a linha da mão única, porém em meia pista para não prejudicar o fluxo de veículos “Os vigilantes estarão encarregados de cuidar de todo esse movimento. Além disso, todas as mudanças serão avisadas para que a comunidade fique informada. Caso chova, infelizmente, a manutenção não será terminada no tempo previsto e avançará até o começo do período letivo.”