Secretários de Educação e representantes de municípios da região participam de capacitação

Nessa semana foi realizada na Escola de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) capacitação direcionada a representantes de 26 secretarias municipais de educação da Zona da Mata, sobre o “Currículo Referência de Minas Gerais” (CRMG), desenvolvido a partir da “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC). A iniciativa foi parceria dos municípios e da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), através da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime – MG).

Estiveram presentes cerca de 120 pessoas, entre secretários e técnicos educacionais. Durante o evento, os participantes foram separados em quatro grupos, formados por representantes indicados pelos municípios. Ali, cada grupo trabalhou uma oficina temática, apresentada pela equipe de multiplicadores da Undime, capacitados em evento realizado em novembro do ano passado, em Belo Horizonte.

 

Os temas foram os seguintes:

Oficina 1 – “Estrutura do Currículo Referência de Minas Gerais”, visando o conhecimento do currículo do estado pelos presentes, compreendendo seu processo de elaboração, relação com a BNCC, estruturação e seu papel para tornar a escola lugar para a busca de uma sociedade mais justa e solidária.

Oficina 2 – “Planejar é Preciso”, identificando as premissas de qualidade da formação continuada, refletindo sobre cada uma delas, elaborando o planejamento para o repasse e compartilhando.

Oficina 3 – “A Organização da Educação Infantil por Campos de Experiência”, entendendo a organização da Educação Infantil no Currículo Referência de Minas Gerais, alinhado à BNCC.

Oficina 4 – “Ensino por Competências e Habilidades”, propiciando a discussão, compreensão e aplicabilidade das habilidades e competências ao longo do Ensino Fundamental; mostrando como as habilidades específicas dos componentes curriculares se inter-relacionam com as competências gerais da BNCC, da área de conhecimento das quais fazem e as do próprio componente; e refletindo sobre a importância da interdisciplinaridade no ensino, através das competências e habilidades para a formação integral dos estudantes.

Segundo a secretária de Educação da PJF e coordenadora regional da Undime- MG, Denise Vieira Franco, “todos, neste momento, estão focados nas necessidades de planejamento das discussões pedagógicas no interior da escola e na adequação dos seus currículos e seus projetos políticos pedagógicos à necessidade dos direitos de aprendizagem de cada aluno e aluna, seja criança, jovem ou adulto. Então, nesse sentido, é preciso ter um processo inicial de aproximação, para que as equipes pedagógicas possam estudar, se debruçar e adequar seus planos de ensino às referências do currículo de Minas e da Base Nacional. A implementação da base é a partir de 2020. Então, temos que adequar o nosso currículo à Base Nacional”.

De acordo com Tarcísio Alves Moreira, secretário de Educação de Guarará, o trabalho realizado está tendo atuação maciça dos profissionais de educação dos municípios: “Sinto que os municípios estão muito engajados e sempre em busca do aperfeiçoamento de estudos, para conhecermos aquilo que estamos fazendo. Isso está surtindo efeito, e a prova disso é a participação, o envolvimento de todos os profissionais nas oficinas e grupos de estudos e até mesmo nas escolas”.

Após a capacitação, os representantes serão multiplicadores em seus municípios, dando continuidade aos trabalhos com as equipes das escolas.

 

Fonte: Assessoria

 

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.