Vereadores encaminham representação ao Congresso contra aumento da idade para considerar uma pessoa como idosa

Uma representação contrária à mudança na classificação da pessoa idosa de 60 para 65 anos foi apresentada no plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora durante a reunião ordinária. Um projeto de lei do deputado federal João Campos propõe o acréscimo de cinco anos para a idade em que uma pessoa passa a ser considerada idosa. De acordo com os 12 vereadores que assinaram a representação, o projeto retarda direitos dos cidadãos e não considera que, pela proposta, os homens teriam, em média, apenas 8 anos como idosos e, as mulheres, 15. 

O vereador Kennedy Ribeiro, um dos proponentes da representação, explica que a justificativa do autor do projeto se baseia no aumento da expectativa de vida que, no Brasil, é de 80 anos para mulheres e 73 anos para homens. “Pois bem, levando-se em conta a expectativa de vida colocada pelo IBGE e apontada pelo autor, caso fosse ampliada para 65 anos a idade para que um cidadão seja considerado idoso, os homens teriam apenas seus últimos oito anos de vida como idosos, e as mulheres seus últimos 15”. 

Outros ponto destacado pelos vereadores é a discrepância na expectativa de vidas daqueles que moram em determinadas regiões mais pobres e com menor Índice de Desenvolvimento Urbano (IDH). “Um aspecto importante é que muitos daqueles que hoje se aproximam da idade de 60 anos começaram a trabalhar direta ou indiretamente aos 14 ou 15 anos, ou seja, são cidadãos que por vezes laboraram por 45 anos”. 

Assinaram a representação, que será enviada ao deputado João Campos, ao Congresso Nacional e a outros órgãos da União, os vereadores Kennedy Ribeiro (MDB), Juraci Scheffer (PT), Luiz Otávio Fernandes Coelho (Pardal – PTC), Rodrigo Mattos (sem partido), Wanderson Castelar (PT), Ana Rossignoli (MDB), Dr. José Fiorilo (PTC), Cido Reis (PSB), Dr. Antônio Aguiar (MDB), Vagner de Oliveira (PSC), Zé Márcio (Garotinho – PV), Dr. Adriano Miranda (sem partido), João Coteca (PR), Sargento Mello Casal (PTB) e Marlon Siqueira (MDB). 

 

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.