Secretaria de Obras (SO) atendeu 1.859 solicitações em 2019, sendo 404 na região central, 350 na norte, 344 na leste, 200 na rural, 165 na sul, 150 na nordeste, 147 na sudeste e 99 na oeste. “A SO não possui nenhuma receita a não ser as advindas do orçamento. E mesmo assim conseguimos atuar em toda a cidade”, ressalta o secretário de Obras, Amaury Couri.
Entre as solicitações atendidas, mais de 1.300 se referem à manutenção pluvial, ou seja, troca de manilhas, construção de pequenas redes, reforma de caixa, manutenção completa de bocas de lobo, incluindo limpeza etc. Além disso, foram feitas 200 intervenções nas estradas rurais do município e 41 obras de contenção de pequeno porte. Em relação às obras de contenção de grande porte, com recursos do Governo federal, atualmente estão concluídas 21 (sete na região leste, sete na sudeste, três na norte, três na nordeste, uma na sul), totalizando um investimento de mais de R$ 25 milhões. “Estamos aguardando a autorização do Ministério do Desenvolvimento Regional para emissão da Ordem de Início para dez obras, já licitadas, totalizando mais R$ 10 milhões. Em 2019, nenhuma obra de contenção foi iniciada no Brasil, por falta de liberação de recursos pelo Governo federal”, explica Amaury.
Outra importante obra em andamento é o Ginásio Poliesportivo “Jornalista Antônio Marcos”. A cobertura está finalizada. “Estamos aguardando a análise da atualização do projeto pela Caixa. Após esse retorno, são estimados mais dez meses de obra”, ressalta Amaury, que enfatiza que os recursos para este ano já foram empenhados pela União.
Obras viárias ganham nova perspectiva em 2020
Em setembro de 2019, foi inaugurada a Alça “Radialista José Vicente de Barros”, quarta obra viária concluída nos últimos anos. Em dezembro, teve início o Viaduto Três Poderes, que vai ligar a Avenida Francisco Bernardino à Ponte “Wilson Coury Jabour Júnior”, na Avenida Brasil. A previsão é de que a estrutura fique pronta no primeiro trimestre de 2021.
A SO está trabalhando para entregar o Viaduto “Engenheiro Renato José Abramo” ainda este ano. Está em execução a terra armada para construção dos encontros. O projeto contempla, ainda, a melhoria dos acessos, a readequação do sistema viário e a construção de uma rede de drenagem, que visa a resolver um antigo problema de alagamento da Rua Osório de Almeida, no Poço Rico. “No próximo dia 8, será feita a licitação dos acessos para conseguirmos entregar essa obra o quanto antes”, enfatiza o secretário.
Ainda para 2020, mais um viaduto será licitado: o do Mariano Procópio, perto do Posto Xodó. E há a intenção de, no final do ano, ser feita a licitação do viaduto da Rua Benjamin Constant, que funcionará em conjunto com o viaduto dos Três Poderes. O primeiro no sentido Bairro-Centro e o segundo no sentido Centro-Bairro.
Fonte: Assessoria