Programa “Bom de Bola” trabalha rendimento esportivo aliado à formação humana

Na manhã dessa quarta-feira (18), o núcleo Barreira do Triunfo do Programa “Bom de Bola”, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), realizou torneio interno de confraternização e encerramento das atividades do ano entre os alunos do sub-13. Além disso, os meninos do sub-15 do núcleo Borboleta participaram de mais uma partida da “Copa Zico”.

Os alunos do Barreira do Triunfo são comandados pelo instrutor Mateus Ribeiro, e finalizam um ano de muito treino: “Estamos realizando um trabalho de longo prazo. Os meninos jogaram em campeonatos este ano em categoria acima, pois eles têm 11, 12 anos. Ainda assim, fizeram bons jogos na ´Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador´ e no jogo solidário no estádio municipal, por exemplo. Gostei da parte tática. Apesar de ser um trabalho social, eles estão evoluindo em termos de rendimento, e acredito que representarão muito bem o ´Bom de Bola´ nos torneios em 2020”.

Mateus é ex-aluno do “Bom de Bola”, no mesmo núcleo em que, hoje, treina mais de 120 meninos. O instrutor busca trazer um pouco da experiência e da formação que teve: “Eu me vejo no lugar destes meninos e busco fazer o meu melhor. É um local de bastante vulnerabilidade social, então o programa é muito importante para eles, pois tira das ruas e promove esporte e educação. As competições também são importantes para eles socializarem, além de cobrarmos bom comportamento e desempenho escolar para participação.” A supervisora do programa, Márlen Paradela confirma: “Os alunos respeitam muito o Mateus, que é grande parceiro na educação destes meninos.”

As aulas do “Bom de Bola” entram em recesso e retornam em 20 de janeiro de 2020. Os núcleos oferecem vagas para crianças e adolescentes entre seis e 16 anos. Para conhecer os locais e horários, acessar www.pjf.mg.gov.br/secretarias/sel ou ligar para 3690-7845. É um programa socioesportivo gratuito, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), em núcleos espalhados pela cidade. Para fazer a inscrição é só procurar o instrutor no local e horário da aula.

O programa tem por objetivo propiciar às crianças e aos adolescentes, principalmente aqueles em risco social, atividade orientada, capaz de afastá-los das drogas e da violência. Através do programa, busca-se mudança de comportamento do aluno, trazendo-lhe mais sociabilidade, concentração, disciplina e saúde. Além do treinamento contínuo na modalidade de futebol, são realizados torneios internos entre os núcleos, a fim de selecionar os melhores jogadores de cada categoria e formar a equipe do “Bom de Bola”, para disputar partidas oficiais, a princípio em campeonatos municipais e regionais.

 

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.