Ampliado prazo para renovação de matrícula e pré-matrícula na rede estadual

Os pais de alunos ou responsáveis, além dos estudantes com mais de 18 anos, tiveram uma boa notícia em relação aos processos de matrícula para a rede estadual. A Secretaria de Estado de Educação (SEE) estendeu o calendário e todos terão mais prazos para concluir a renovação ou realizar a pré-matrícula. Atenção as novas datas.

Quem pretende permanecer na mesma escola tem agora até o dia 20 de dezembro para procurar a unidade de ensino pessoalmente, portando todos os documentos, e garantir a vaga. O prazo havia encerrado no último dia 11, mas o período foi estendido.

Ao receber a documentação completa, a escola deverá entregar o comprovante da efetivação de renovação de matrícula naquela instituição. Caso a escola não oferte a etapa na qual o aluno deverá ser matriculado para o próximo ano, os pais ou responsáveis serão orientados de como proceder na realização da pré-matrícula da rede estadual.

 

Pré-matrícula

A pré-matrícula também terá prazo maior para ser realizada. Inicialmente prevista para encerrar nessa segunda-feira (16/12), agora poderá ser feita até o dia 6 de janeiro de 2020.

A pré-matrícula é a etapa em que os pais ou responsáveis de estudantes ou os alunos maiores de 18 anos, que já estão matriculados na rede estadual de ensino, mas que precisam mudar para outra escola estadual, ou de alunos que desejam ingressar nas escolas estaduais, em 2020, vindos de outras redes, precisam indicar em qual unidade de ensino eles pretendem estudar.

Também podem fazer a pré-matrícula aqueles que abandonaram os estudos e desejam voltar às salas de aula no ensino fundamental, no ensino médio ou na educação de jovens e adultos.

A pré-matrícula deve ser feita pelo site matricula.educacao.mg.gov.br, até a nova data, 6 de janeiro. No momento da inscrição no sistema os interessados deverão inserir informações como nome completo do candidato, data de nascimento, endereço completo, número de CPF, se possuir, rede escolar de origem, entre outros.

A distribuição de vagas será feita de acordo com a disponibilidade física de cada unidade escolar, o tipo de atendimento prestado, o nível de ensino ofertado pela escola e serão ainda considerados critérios no encaminhamento dos estudantes conforme ordem apresentada na Resolução nº 4.231 de 2019.

Até o momento, a SEE já registrou quase 260 mil inscrições na pré-matrícula.

 

Fonte: Agência Minas

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.