O prefeito Antônio Almas visitará a “Villa Ferreira Lage” que teve mais uma etapa do projeto de restauração concluída. Além de prestar contas à população sobre o que foi feito, o chefe do Executivo vai liberar o espaço para visitas guiadas ao Castelinho, como também é conhecido o prédio histórico de 1861 que compõe o complexo arquitetônico do Museu “Mariano Procópio”.
“Estamos trabalhando para que as novas gerações tenham oportunidade de ver a riqueza desse Museu, que é o segundo museu imperial do Brasil. Continuaremos na busca de recursos, tanto na esfera pública quanto na privada, para que possamos abrir definitivamente este espaço para a sociedade o quanto antes”, afirma o prefeito.
Os trabalhos do restauro abrangeram a reforma de todo o piso de madeira, rodapés, forros, sancas com douramento de frisos e florões; reintegração cromática das paredes do torreão e sala 01; restauração da boiserie (revestimento de madeira) e dos ornatos da Sala de Música; recomposição do papel de parede da Sala de Visita com reprodução artística manual das áreas faltantes; restauração da boiserie da Sala de Jantar com reintegração cromática da pintura imitativa de madeira; reintegração cromática das sobrevergas dos vãos internos; recuperação das tubulações de captação de águas pluviais; restauração da escadaria de madeira.
O projeto de restauração do patrimônio histórico começou no dia 22 de maio deste ano. A continuação do restauro foi possível devido ao patrocínio de R$ 1.19 Bi da MRS Logística S/A, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Uma equipe de 26 pessoas, entre profissionais de Juiz de Fora e do Rio de Janeiro, participaram na execução dos serviços, realizados pela empresa Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia S/A, contratada através de uma licitação pública, com ampla experiência na área de restauração, responsável pelas obras do Museu Nacional, após o incêndio ocorrido em setembro de 2018.