Ansiedade, estresse e depressão: sobrecarga emocional

Ansiedade, estresse e depressão são termos bastante relacionados à saúde mental do ser humano. Todos eles possuem uma característica em comum: a sobrecarga emocional. Hoje em dia é normal haver esse tipo de problema pelo mundo afora e pode afetar em qualquer faixa etária, na maioria dos casos esta sobrecarga ocorre por excesso de cobranças na rotina da sociedade, o que resulta em ansiedade, estresse e depressão. Apesar de estarem relacionados com a saúde psíquica, eles possuem características bastante distintas e também sintomas diferentes nos organismos dos seres humanos:

 

Ansiedade

É um termo geral para vários distúrbios que causam nervosismo, medo, apreensão e preocupação. A ansiedade é uma reação em que o indivíduo experimente diante de algumas situações do dia a dia, como por exemplo: falar em público, expectativa para datas importantes, preparação para alguma prova, entrevistas de emprego, entre outros. Mesmo assim ela pode ser controlada e uma das melhores ferramentas é a psicoterapia ou terapia de conversa. Ao todo existem 13 sintomas da ansiedade: enxergar perigo em tudo, distúrbio alimentar, alterações do sono, tensão muscular, medo de falar em público, preocupação em excesso, estar à beira de ataque de nervos, conviver com medos irracionais, apresentar inquietação constante, sofrimento com sintomas físicos, pensamento obsessivo, perfeccionismo e problema digestivo. Existem diversas formas para controlar ansiedade: sessões de psicoterapia (como citado anteriormente), prática de atividade física e meditação, ouvir música e manter alimentação saudável.

 

Estresse

É uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Quando estressado, o corpo pensa que está sob ataque e muda para o modo “lutar ou fugir”, liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina para preparar o corpo para a ação física. Geralmente o estresse pode ser uma resposta positiva ou negativa, dependendo da situação em que o indivíduo estiver presenciando. Existem também 3 tipos de estresse: agudo (reação do organismo frente a um novo desafio), agudo episódico (relacionado ao negativismo) e crônico (que se torna persistente e se prolonga por grandes períodos de tempo, é o estresse constante, que nunca desaparece). Os sintomas do estresse são cognitivos, físicos e emocionais. As melhores estratégias para controlar o estresse são: identificar a causa, construir relacionamentos fortes, manter distância quando estiver com raiva, descansar a mente e pedir ajuda.

 

Depressão

Também chamada de transtorno depressivo maior, é uma doença comum e séria que afeta negativamente como você se sente, como pensa e como age. Felizmente, também é tratável. A depressão provoca sentimentos de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer. Pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos e pode diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades normais no trabalho e em casa. Antes de um diagnóstico ou tratamento, um psicólogo ou médico psiquiatra deve realizar uma avaliação diagnóstica completa, incluindo uma entrevista e, possivelmente, um exame físico. Assim como nos casos da ansiedade e estresse, a depressão também tem seus sintomas, tais como:

  • Transtornos psiquiátricos correlatos;
  • Estresse e ansiedade crônicos;
  • Disfunções hormonais, problemas na tireóide;
  • Excesso de peso, sedentarismo e dieta desregrada;
  • Vícios (cigarro, álcool e drogas ilícitas);
  • Hiperconexão e excesso de estímulos, como o uso excessivo de internet e redes sociais;
  • Traumas físicos ou psicológicos, experiências de violência doméstica ou abuso;
  • Separação conjugal, perda de emprego, desemprego por tempo prolongado ou a perda de uma pessoa muito querida;
  • Fibromialgia e dores crônicas;

As melhores alternativas para controlar a depressão são: prática de atividades físicas, evitar consumo de álcool e drogas, praticar exercícios saudáveis para o cérebro e fazer psicoterapia.

 

Saiba mais sobre a sobrecarga emocional e suas causas através deste link.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.