Aluno de atletismo do programa “JF Paralímpico” há três anos, André Santiago participará da “21ª Volta Internacional da Pampulha” no domingo (8). A tradicional corrida tem 18km de distância e é disputada na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. Desde agosto, André, deficiente visual, vem treinando com a professora do programa “JF Paralímpico”, Célia Claveland, e irá para BH acompanhado da professora e do guia voluntário, Gedair Reis. Participando da disputa pela primeira vez, ele falou sobre a emoção de correr em uma competição assim: “Não criei expectativas de baixar tempo, ou algo assim. Minha expectativa, de fato, é vivenciar a corrida, curtir o máximo possível, aproveitar tudo.”
JF Paralímpico
O programa “JF Paralímpico” é promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), desde janeiro de 2013, com objetivo de propiciar a prática de exercícios físicos e a consequente melhoria na qualidade de vida das pessoas com algum tipo de deficiência. Desta forma, o atendimento se torna unificado e é possível criar a cultura da prática esportiva para este público na cidade, assim como oportunizar a inserção destas pessoas em eventos competitivos.
O “JF Paralímpico” tem caráter socioesportivo e é desenvolvido em parceria com a Associação dos Cegos de Juiz de Fora (ACJF), além de contar com o apoio do Sport Club Juiz de Fora e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que cedem seus espaços para realização dos treinamentos.
Fonte: Assessoria