Sete regiões, englobando 79 bairros, foram contempladas pela força-tarefa da “Sala de Operações de Combate à Dengue”, no sábado (23), com ações para eliminar focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Foram apuradas 178 denúncias feitas pelo telefone 199. Cerca de 60 profissionais participaram dos trabalhos, entre agentes, supervisores e motoristas.
Paralelo a esse trabalho, o setor de Educação da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) dá prosseguimento às ações de conscientização no combate ao mosquito. Escolas, creches, institutos e empresas recebem palestras, exposições, peças teatrais, panfletagens e passeatas. A ideia é divulgar o máximo de informação possível e transformar as crianças em repassadoras desses dados para toda família. Os interessados em agendar palestras podem enviar o pedido por e-mail (educasaude@pjf.mg.gov.br) ou ligar para telefone: 3690-7534.
A “Sala de Operações de Combate à Dengue” é “braço operacional” que avalia as denúncias efetuadas no “Disque Dengue”, através do número 199, ou pelo aplicativo Colab, e realiza a distribuição do trabalho. O plano extrapola a divisão de secretarias. É realizada ação conjunta e integrada, que tem como objetivo aproveitar as funcionalidades de cada pasta para o controle vetorial.
Ocorrências atendidas nas sete regiões da cidade:
– Centro: 9 bairros, 25 atendimentos
– Nordeste: 16 bairros, 46 denúncias atendidas
– Leste: 11 bairros, 15 denúncias atendidas
– Sudeste: 11 bairros, 34 denúncias atendidas
– Sul: 5 bairros, 14 denúncias atendidas
– Norte: 20 bairros, 35 denúncias atendidas
– Oeste: 7 bairros, 9 denúncias atendidas
– Total: 79 bairros, 178 denúncias atendidas
Fonte: Assessoria