Na tarde de quinta-feira, 21, cerca de 80 alunos dos programas “JF Esporte e Cidadania” e “JF Paralímpico” participaram de dezenas de provas de natação no “Festival de Atividades Aquáticas”, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Durante as provas, eles não se abalaram com o tempo fechado e mostraram habilidades nos estilos crawl e costas, cada um em seu nível de aprendizado. Além do incentivo dos professores, diversos amigos e familiares estiveram presentes. No início do evento, os participantes foram presenteados com toucas de natação, parceria da Unimed Juiz de Fora. Estiveram no festival alunos dos núcleos dos bairros Bandeirantes, Monte Castelo, Benfica e São Geraldo e das turmas que acontecem na Associação dos Cegos (ACJF) e nos clubes Vasco da Gama, Esporte Clube Caiçaras e dos Bancários, além dos alunos paralímpicos da SEL.
Participando pela quarta vez, Bernardo Costa de Castro, 10 anos, sempre vai pela diversão: “Acho muito legal participar, porque sempre vem muitas pessoas do núcleo onde faço aula. Então, fico bem confortável.” Por outro lado, Ronia de Fátima Pedrosa Lisboa, 51 anos, participou pela primeira vez e adorou: “Estamos tendo vida ativa, né? Saindo de casa. Aqui, conseguimos colocar em prática tudo que fazemos durante a semana.”
“JF Esporte e Cidadania”
São 61 núcleos, espalhados por 49 bairros de Juiz de Fora, com diversas atividades esportivas, tais como futsal, natação, hidroginástica, ginástica e caminhada. O programa atende pessoas a partir de seis meses de idade. Para conhecer os locais e horários é só acessar o www.pjf.mg.gov.br/sel.
“JF Paralímpico”
É promovido pela PJF, através da SEL, desde janeiro de 2013, com objetivo de propiciar a prática de exercícios físicos e a consequente melhoria na qualidade de vida das pessoas com algum tipo de deficiência. Desta forma, o atendimento se torna unificado e é possível criar a cultura da prática esportiva para este público na cidade, assim como oportunizar a inserção destas pessoas em eventos competitivos.
O “JF Paralímpico” tem caráter socioesportivo e é desenvolvido em parceria com a ACJF, além de contar com apoio do Sport Club Juiz de Fora e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que cedem seus espaços para a realização dos treinamentos.
Fonte: Assessoria