Tramita na Câmara Municipal de Juiz de Fora um Projeto de Lei (PL) que tem como objetivo reduzir os casos de violência financeira contra pessoas idosas. O PL, criado para instituir a “Campanha de Proteção às finanças da Pessoa Idosa” no município, é uma iniciativa da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e conta com a assinatura dos vereadores Kennedy Ribeiro (MDB), João Coteca (PR), Vagner De Oliveira (PSC), Juraci Scheffer (PT) e Ana Rossignoli (MDB).
De acordo com o texto, o PL prevê que a campanha seja realizada durante a semana do dia 15 de junho, data dedicada ao dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa. Além disso, para combater os abusos financeiros, poderão ser organizadas ações educativas e informativas, além de feirões para negociações de dívidas e empréstimos feitos por pessoas idosas. Entre outras atividades, também poderão ser promovidos esclarecimentos jurídicos em bairros da cidade.
De acordo com dados divulgados pela Câmara Municipal, o disque 100 – canal que recebe denúncias de violações contra a pessoa idosa – registrou, no ano passado, 37.454 notificações. Os casos de violência patrimonial e financeira representaram 20% das reclamações, ultrapassando o registro de queixas de violência física (12,6%).
Através da assessoria, o presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Kennedy Ribeiro, ressaltou que a importância da campanha. “Falamos em violência e só pensamos na violência física, mas esse problema também atinge muitos idosos e deve ser combatido. Talvez ela seja pouco sentida pela população, mas está dilacerando o idoso e, portanto, é um assunto que precisamos abordar”, pontuou.