Conforme nossos últimos artigos, nossos estudos sobre Administração Condominial, vão desde presença e participação em mais de cinco centenas de condomínios, onde além de análise de posto de trabalho e assistindo assembleias, podemos destacar falhas na condução das gestões, razões porque mais uma vez esclarecemos que nossas observações não se referem a pessoas e sim a fatos, uma vez que devemos separar “o pecado e o pecador”. Entre as técnicas de avaliação de desempenho, usamos ensinamentos de experientes professores e escritores como por exemplo o do ilustre escritor José Irineu Nenevê: “quem realmente quer encontrar, não fica esperando, vai buscar”. É muito cômodo perguntar aos outros a resposta do que pesquisar, mas corre-se o risco de chegar apenas aonde os outros chegaram, pois faltam elementos para ultrapassar os limites de onde eles desistiram. Quem pesquisa vai além do trivial, busca sua fonte na origem. Quando embasado, pode ter segurança no que fala. Assim, encontre suas respostas pesquisando.

Com base em nosso trabalho de pesquisa citamos alguns erros nos condomínios em que fizemos nossas pesquisas, como: falta de comunicação; individualismo; pequenos grupos; excesso de procurações; individualismo; pequenos grupos; excesso de procurações; falta de foco das necessidades reais; falta de lideranças principalmente nas assembleias; liderança nas gestões; desrespeito às leis e a decisões de assembleias anteriores; convocação de assembleias com editais maus formulados; atas que não retratam os fatos ocorridos nas assembleias; falta de acolhida aos novos condôminos ou moradores; e falta de estímulos e informações para que todos participem das assembleias e elaborarem as pautas para que não necessite de atas longas e assuntos com quóruns diferentes. O que observamos não se refere a pessoas como já disse, e sim a métodos usados e que não produziram resultados positivos aos condomínios. Ao longo do tempo de estudo na área, nos deparamos com síndicos que não conhecem, por exemplo, o que diz a Constituição do pais no seu Capitulo Garantias Individuais, e que, além de criar normas e regras e decisões que afetam a coletividade, sem discutir em assembleias, quando questionados respondem “ninguém nunca reclamou”. Vimos síndicos que não seguem as leis, executam obras em arenas comuns sem aprovação, não apresentando orçamentos que deveriam ser analisados tanto pelo Conselho Consultivo e pelos condôminos nas assembleias. Outros que não procuram tornar-se conhecidos e não conhecem os moradores. Encontramos síndicos que tomam partido de determinados condôminos. Temos também síndicos que não cuidam da manutenção do prédio. Enfim os que não entendem que na gestão é preciso planejar prever, prover, organizar, coordenar controlar, enfim ser proativos. Diante dessa realidade tão latente em nosso cotidiano, estamos formando um grupo para montar um curso de “Gestão Condominial”, para formarmos síndicos que atuem de forma transparente e eficaz.

Não se esqueçam dia 31/10 e 01/11/2019 o Curso de  Síndico Profissional e dia 30/11/2019 o 10º Dia do  Síndico, informações pelo telefone: 3212-3329.

Até o Próximo.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.