Câmara aprova criação da Rota do Café Especial

Foi aprovado em terceira discussão pelo plenário da Câmara na reunião desta terça-feira, 22, o projeto de lei de autoria do vereador Marlon Siqueira (MDB) que autoriza o Executivo a criar a Rota do Café Especial em Juiz de Fora, com o objetivo de ampliar o ambiente de negócios do setor, explorando potencial turístico com eventos temáticos e capacitação para produtores. Após aprovação, o projeto segue para a sanção do Executivo.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Minas Gerais é o estado que mais produz café no Brasil, correspondendo a 54% da produção nacional. O mercado do café especial está em ascensão e de acordo com o vereador autor da proposta, Juiz de Fora abriga um grande potencial com um mercado consumidor crescente para os cafés considerados especiais, com grãos isentos de impurezas e defeitos, que possuem atributos sensoriais diferenciados.

Além da qualidade intrínseca, os cafés especiais devem ter rastreabilidade certificada e respeitar critérios de sustentabilidade ambiental, econômica e social em todas as etapas de produção. Com a nova lei, o Executivo está autorizado a criar a Rota do Café, abrindo espaço para a realização de feiras temáticas, que reúnem produtores e consumidores, com o objetivo de ampliar o ambiente de negócios no setor cafeeiro. “O objetivo é abrir um diálogo entre o Poder Público e o setor privado, de modo a divulgar e contribuir para a valorização do café especial, (…) bem como estimular a economia local e o acesso a mercados de café especial, em razão da sua relevância na vida social e política de nosso Município”, finalizou o vereador.

 

Fonte: CMJF




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.