Comissão de Abastecimento define com feirantes prazos para eleição de diretoria da Aprofeira

Representantes dos feirantes de Juiz de Fora e região estiveram presentes em reunião na Câmara na manhã de segunda-feira, 14, para discutir a organização de uma eleição para a diretoria da Associação Profissional de Produtores e Feirantes de Juiz de Fora (Aprofeira JF). A Comissão Permanente de Abastecimento, Indústria, Comércio, Agropecuária e Defesa do Consumidor tem participado junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária (Sedeta) das discussões para o processo de escolha da liderança dos feirantes, de maneira transparente e democrática. Estiveram presentes o presidente da Comissão, Vagner de Oliveira (PSC), e os vereadores membros Kennedy Ribeiro (MDB) e Marlon Siqueira (MDB).

De acordo com o gerente de abastecimento da Sedeta, Victor Mattos, atualmente Juiz de Fora conta com cerca de 550 feirantes em  26 feiras espalhadas pela cidade. “É uma oportunidade muito boa, antes de fazer a lei, estamos ouvindo os feirantes”, explicou Victor. O processo de formalização da associação tem sido conduzido pela Comissão e pela Sedeta para que, com a Aprofeira JF legalizada e com diretoria eleita democraticamente, depois seja discutida em conjunto a elaboração de um Projeto de Lei que organize as feiras, com relação ao número de barracas, horário de funcionamento, infraestrutura e diversas políticas públicas voltadas à atividade econômica e cultural dos feirantes.

O feirante Hugo Bento lembrou que em Juiz de Fora trabalham feirantes e produtores de outros municípios da Zona da Mata, como Piau, Barbacena, Lima Duarte, Cataguases, Bicas, e que é necessária uma nova diretriz com relação ao modelo atual de trabalho, com todos sendo ouvidos. O feirante César de Almeida, de Piau, defende que sem a associação não há representatividade. “Há 10 anos que eu estou na feira e não sei o que é votação”, desabafou. Eles anseiam que com a Aprofeira em funcionamento sejam solucionados desde problemas básicos, como colocação de tambores e recolhimento de lixo nas feiras, até mesmo manutenção das barracas.

O Edital que regula a eleição da diretoria será publicado na próxima segunda-feira, 21, e estarão abertas as inscrições das chapas. Entre os dias 1º e 4 de novembro corre o prazo para recurso e impugnação de alguma chapa, que esteja fora dos critérios estabelecidos no Edital. A eleição começa no dia 5 e vai até o domingo dia 10 de novembro. Poderá votar o feirante que estiver credenciado na Sedeta.

De acordo com o vereador Vagner de Oliveira, a Comissão busca a integração com os feirantes e a Sedeta. “Fomos procurados pelos representantes dos feirantes e junto com a secretaria estamos buscando uma forma de valorizar os feirantes (…) a Comissão pegou desde a alteração do Estatuto e agora até a aprovação do Edital para a eleição”, explicou Vagner. Já o vereador Kennedy Ribeiro observou que a formalização é fundamental. “A pessoa que quer produzir e cada vez gerir melhor o seu negócio tem que estar totalmente organizado” salientou, observando que os consumidores também serão beneficiados.

Vereador Marlon Siqueira lembrou que desde 1922 funciona a feira da Avenida Brasil onde circulam 15 mil pessoas aos domingos. “Hoje existe inclusive a feira noturna. Maior sucesso que tem sido essa feira na cidade, entretenimento para as pessoas, consumo de hortaliças frescas a preços módicos, a ocupação saudável dos espaços públicos, antes ali havia a prática de crimes, furtos, usuários de drogas, agora não, a feira noturna está lá, as pessoas estão ocupando” observou, lembrando que organizar as feiras é “dar a oportunidade do nosso consumidor de estar ajudando o produtor rural da cidade de Juiz de Fora e tendo a oportunidade de estar ali comprando a preços menores e com qualidade”, finalizou.

 

Fonte: CMJF




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