Preocupado com o desembarque de passageiros de táxis ou uber nas vias urbanas, o vereador Dr. Fiorilo (PTC) elaborou um projeto de lei que pretende permitir que os motoristas parem próximo à calçada para que os passageiros entrem ou saiam do veículo. Atualmente, a atitude é passível de multa.
O projeto está tramitando na Câmara Municipal e, após aprovado pelas Comissões da Casa, será colocado em votação. Caso aprovado e sancionado pelo Executivo, ficará permitido o embarque e desembarque em táxi ou uber, mesmo nos locais onde houver placa proibindo parada e ou estacionamento. A exceção será para parada em viadutos, pontes e túneis, que continuarão proibidos.
Fiorilo argumenta que vias centrais da cidade, como a Avenida Rio Branco, possuem muitas placas que proíbem parar e estacionar, o que dificulta a acessibilidade dos cidadãos que utilizam táxi ou uber para chegar ao trabalho, à hospitais, à clínicas ou, ainda, às repartições públicas como Prefeitura, Fórum, Palácio da Saúde. Para o vereador, a proibição não condiz com a necessidade atual da população. “A todo instante os prestadores do serviço de táxi ou uber são penalizados por infração de tränsito parando em local proibido apenas para embarque ou desembarque de passageiro, o que foge ao grau mínimo da razoabilidade, nos dias atuais da vida metropolitana”, afirma.
Fonte: CMJF