Com início nesta quarta-feira, 2, e encerramento previsto para esta quinta-feira,3, estudantes, professores e servidores técnico-administrativos paralisaram as atividades nos Institutos e Universidades Federais na Zona da Mata e Campo das Vertentes. A manifestação é realizada em defesa da educação pública, contra o programa FUTURE-SE, contra os cortes no orçamento e em defesa das estatais.
No último dia 25 de setembro, professoras e professores, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do IF Sudeste MG reunidos em assembléia do Fórum das Entidades, que reúne Associação de Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (APES-JF), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf), aprovaram adesão à Greve da Educação Federal, marcada para os dias 2 e 3 de outubro.
Além de um ato previsto para acontecer na região central de Juiz de Fora, no Parque Halfeld, conforme a organização ainda serão realizadas diversas atividades que englobam os setores envolvidos na paralisaçãoe que dão visibilidade e valor à UFJF e ao IF Sudeste MG.