O Fortaleza fez as pazes com a vitória no Brasileirão. Na noite desta segunda-feira (30), o Leão recebeu o Botafogo no Castelão, soube ser efetivo e bateu o rival direto tabela por 1 a 0, pela 22ª rodada da Série A. Com o resultado, o Fortaleza encosta no Alvinegro, ficando agora na 13ª posição, com 25 pontos. O time carioca aparece logo à frente, em 12º, com 27.
De volta ao comando técnico tricolor, Rogério Ceni foi a novidade da noite à beira do gramado. Apesar da ligeira maior posse de bola alvinegra, quem teve as melhores chances na etapa inicial foi o Fortaleza. Foram duas bolas na trave: uma aos 39, com Wellington Paulista, e a outra mais cedo, aos 22, com Osvaldo. O Botafogo, por outro lado, conseguiu ameaçar aos 33, quando Diego Souza bateu para defesa do goleiro.
O Leão voltou do intervalo pressionando mais a equipe carioca. A blitz funcionou. Na casa dos 15, Juninho cobrou falta fechada para a área, Jackson subiu e desviou de cabeça para o fundo do gol. No lance, a arbitragem confirmou gol contra do zagueiro Marcelo Benevenuto. Foi o sétimo triunfo do Fortaleza no Campeonato Brasileiro.
O JOGO
O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio, com boas chances para os dois lados. O Botafogo poderia ter aberto o placar em duas oportunidades. Aos 7 minutos, Diego Souza marcou de cabeça, mas havia impedimento. Aos 13, Cícero finalizou na área e parou em Marcelo Boeck.
O Fortaleza reagiu e foi para cima. Acertou duas vezes a trave, com Osvaldo e Wellington Paulista, levou perigo com chute de Edinho para fora. Mas foi novamente ameaçada em escanteio cobrado por Marcinho, que Boeck evitou o gol olímpico e tirou a finalização de Marcelo.
Na etapa final, novamente o jogo caminhava para oportunidades para os dois times. Wellington Paulista cabeceou para defesa de Gatito de um lado, Luiz Fernando finalizou para fora do outro. Aos 3, André Luiz teve gol bem anulado pelo VAR.
Entretanto, aos 15, o jogo mudou. Após cruzamento da esquerda de Juninho, Marcelo subiu para cortar, mas mandou para o próprio gol.
Com a vantagem, o Fortaleza teve o jogo à feição, se fechou e explorou contra-ataques, chegando a colocar mais uma bola na trave, com Felipe Pires.
O Botafogo tentou uma pressão à base de cruzamentos, mas não conseguiu ser efetivo.
Fonte: CBF