Depois de tropeços diante de Estados Unidos e China, o Brasil, enfim, desencantou. Na madrugada desta segunda-feira (23), com boa atuação na maior parte do tempo, as comandadas do técnico José Roberto Guimarães anotaram 3 sets a 1 (25/16, 23/25, 25/19 e 25/22) para cima da República Dominicana e voltaram a vencer na Copa do Mundo feminina de vôlei. Com 21 pontos, Gabi foi a maior pontuadora do time, seguida de perto por Lorenne, que anotou 18.
O time volta à quadra nesta terça-feira (24) para enfrentar o Japão.
O JOGO
Logo no início do confronto, a Seleção Brasileira mostrou o que tem de melhor. Com muita pressão ofensiva, a diferença na contagem não parava de aumentar. Sem poder de reação, as dominicanas ainda cometeram muitos erros de saque, facilitando a vida do oponente. Ao final, 25 a 16 para as brasileiras sem maiores dificuldades.
O Brasil começou pontuando com Lorenne, mas De La Cruz desequilibrou para as adversárias, que assumiram a dianteira do marcador. Na pausa, Zé Roberto tentou ajustar a equipe. Mara diminuiu a diferença para a equipe brasileira, enquanto Martínez fazia a diferença do outro lado da rede e mantinha a vantagem. Lorenne deixou tudo igual, o Brasil chegou a sonhar. No entanto, Rivera pegou a sobra do ataque de De La Cruz e a República Dominicana empatou a partida: 25 a 23. Nos sets: 1 a 1.
Com a igualdade no placar, o Brasil viu a República Dominicana estar na frente, mas logo assumiu a vantagem na parcial. Amanda explorando o bloqueio fazia a diferença. Com Gabi, o Brasil abriu três pontos na vantagem. Drussyla entrou na partida e já foi fundamental no saque. Brayelin Martínez não passa pelo bloqueio e o Brasil fecha a parcial: 25 a 19 e volta a liderar.
Na quarta e última parcial, a República Dominicana voltou com outro ímpeto. Brigando ponto a ponto, chegou até a flertar com o empate e um possível tie break. Retomando o controle das ações já na reta final do set, o Brasil novamente levou a melhor para fechar a conta: 25/22.
Forma de disputa
Na Copa do Mundo, 12 seleções se enfrentam e a equipe que somar o maior número de pontos se sagrará campeã. A competição conta com a atual campeã mundial (Sérvia), o Japão (país sede) e as duas melhores seleções de cada continente no ranking mundial.
Fonte: Olimpíada Todo Dia