Como contrapartida da renovação do contrato de concessão do uso da linha férrea entre 2026/2056, a MRS Logística destinará 2,2 bilhões de reais para Minas Gerais, o montante será repartido entre os municípios que são cortados pela malha ferroviária. E para não ficar de fora, as cidades tinham até o dia 13 de setembro para encaminhar à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) as suas prioridades para receber os investimentos da MRS.
Visando assegurar mais recursos para Juiz de Fora e garantir que obras de grande interesse público sejam realizadas, as Comissões de Urbanismo, Transporte, Trânsito, Meio Ambiente e Acessibilidade e Especial MRS (que acompanha o processo de renovação) da Câmara Municipal colocaram no documento uma série de obras consideradas estratégicas para a mobilidade urbana, drenagem e segurança, em várias regiões da cidade.
Para democratizar o processo, as Comissões abriram um canal de comunicação com a sociedade que pôde enviar por e-mail sugestões sobre onde e como o recurso poderia ser aplicado. Também foram realizadas duas Audiências Públicas no mês de agosto para debater o tema. Em reunião realizada na última sexta-feira, 12, na sede do Legislativo, os vereadores analisaram mais uma vez o documento e elencaram como prioridade obras de mobilidade urbana, drenagem para acabar com pontos de enchentes, retorno dos trens de passageiro no município e intercidades e segurança nas passagens de nível. (ver abaixo lista completa das obras).
Os vereadores enxergam o momento como uma oportunidade da cidade receber investimentos e que as obras indicadas não visam apenas minimizar os impactos da travessia da linha. O objetivo é promover obras que desenvolva a cidade como um todo.
O documento formulado será encaminhado à ANTT e ao Executivo, a expectativa é que parte das sugestões seja atendida nos próximos anos. Os vereadores ressaltam que as intervenções dos viadutos das ruas Benjamin Constant (Centro), São Sebastião ligando a Francisco Bernardino e Praça dos Três Poderes (Centro), Av. dos Andradas (Centro) e Av. JK (Barbosa Lage) fazem parte da concessão atual 1996/2026, e que não foram cumpridas até o presente momento, salientando a essencialidade destas para a cidade Juiz de Fora.
RELAÇÃO DAS OBRAS
Viadutos para transposição do leito da via férrea
– Rua Tereza Cristina (Mariano Procópio)
– Eduardo Weiss (Fábrica) – Pinto de Moura (Poço Rico)
– BR 267 encontro com a Avenida JK (Nova Era)
– Praça CEU (Bairro Araújo)
Mobilidade Urbana
– Compartilhamento do leito da linha com transporte de passageiros municipal e intermunicipal – Colocação de pisos de borracha nas passagens de nível
– Complemento das vias de ligação da Vila Ideal com o acesso Sul (Av. João Goulart) e Cidade Alta aos bairros Monte Castelo e Fábrica.
– Prolongamento da rua Bernardo Mascarenhas, ao lado da linha férrea, até a Av. dos Andradas no bairro Mariano Procópio.
Drenagem
– Ampliação das galerias dos córregos nos bairros Mariano Procópio (Rua Feliciano Pena), Carlos Chagas, Benfica (Praça CEU) e Santa Cruz/Nova Era (Córrego de Santa Cruz) sob o leito da ferrovia.
– Drenagem sob o leito da linha na Rua Paulo Garcia com Antonio Simão Firjam (Distrito Industrial).
– Revisão da drenagem do córrego do Yung – Construção de galeria na rua Feliciano Pena paralelo ao Córrego dos Ingleses.
– Construção de bacias de retenção de enchentes no Córrego dos Ingleses em São Pedro e Mariano Procópio.
Segurança
– Estudo acerca da responsabilidade e riscos dos danos estruturais apontados por moradores em construções próximas à linha férrea.
– Melhoria na sinalização e alarmes nas passagens de nível.
– Reestruturação de passarelas já existentes. – Melhorias na iluminação das passarelas.
Fonte: CMJF