Depois de conquistar o título do Campeonato Sul-Americano de vôlei masculino, a seleção brasileira se reapresenta nesta terça (17), no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), já visando a Copa do Mundo no Japão. O time viaja de novo no domingo (22) para o último compromisso da temporada.
A Copa do Mundo de vôlei masculino será disputada de 30 de setembro a 15 de outubro e a seleção brasileira jogará nas cidades de Nagano e Hiroshima. A estreia da equipe será no dia 1º de outubro, às 6h (Horário de Brasília), contra o Canadá.
Depois do Canadá, o Brasil tem Austrália, Egito, Rússia e Irã entre os dias 2 e 6 de outubro, em Nagano. Depois vai para Hiroshima, onde enfrenta Argentina, Estados Unidos, Tunísia, Polônia, Japão e Itália.
Além do Sul-Americano, a seleção de vôlei masculino já esteve em 2019 na Liga das Nações e no Pré-Olímpico. O desempenho da equipe agradou ao treinador Renan Dal Zotto, que destacou a qualidade de um grupo formado por jovens talentos, como os opostos Alan e Felipe Roque, os centrais Flávio e Matheus, os levantadores Fernando Cachopa e Carísio, entre outros.
“Fomos com um grupo jovem para o Sul-Americano, optando por deixar cinco jogadores treinando em Saquarema e se preparando para a Copa do Mundo, e voltamos satisfeitos. Os garotos, que têm muito talento, corresponderam e provaram que vestir a camisa do Brasil é, no mínimo, inspirador. Eles assumiram a postura necessária e conseguiram virar o jogo na final contra a Argentina, que estava jogando muito bem. Foi uma experiência importantíssima para cada um deles”, disse Renan.
Nesta semana, os cinco atletas que ficaram treinando – Bruninho, Maurício Souza, Lucão, Lucarelli e Maurício Borges – se reintegram ao grupo da seleção visando a Copa do Mundo de vôlei masculino. Os treinamentos serão já com os 14 que viajam para o Japão: os levantadores Bruninho e Fernando; os opostos Alan e Felipe Roque; os centrais Maurício Souza, Lucão, Isac e Flávio; os ponteiros Lucarelli, Maurício Borges, Leal e Douglas, e os líberos Thales e Maique.
Fonte: Olimpíada Todo Dia