Tendo um expressivo número de sugestões para abordarmos, vamos buscar atender a todos, aproveitamos para agradecer a aceitação de nossa modesta coluna.

Violência: devemos analisá-la sob dois aspectos: violência externa (rua) que é de responsabilidade dos poderes públicos Municipal, Estadual e Federal. Daí nos condomínios, é preciso ter porteiros treinados de forma continuada e realizar parcerias com os condomínios vizinhos aderindo ao projeto da Policia Militar “Vizinhança Solidária”. Neste, os porteiros comunicar-se-iam entre si, sempre que notarem algo anormal nas redondezas, acionando a polícia para averiguação. Outro ponto é a Violência Interna, que se caracteriza em diversos atos praticados dentro do condomínio como o uso abusivo de poder; barulho; inadimplência; uso inadequado de área comum; ausência nas assembleias, uso excessivo de procurações; intolerância e outras tantas mais. Estamos comentando esses fatos, para que nos permitam discutir como os síndicos podem agir nas mais diversas ocasiões, levando-os a usarem sua liderança de forma e eficaz na solução dos problemas.

Em primeiro lugar, o sindico deve ser ético e coerente. Mesmo que outras pessoas não percebam, muitas vezes ele tem o vício de dar desculpas usando de justificativas, quando deixa de fazer algo por medo, comodidade ou falta de senso de prioridade. Desta forma, não assume a verdadeira razão de sua ineficiência perante os outros e a si mesmo.

Daniel Goleman, festejado autor do livro “Inteligência Emocional” lançado em 2013, e depois o livro “Fucus” que no ensina três focos essenciais que um líder deve ter:

Foco Interno: o líder precisa prestar atenção nos seus sentimentos internos, acreditar nos sentimentos não racionais. Perceber a sensação estranha que se sente quando alguma coisa não vai dar certo naquele negócio ou decisão. Os grandes líderes conhecem, obedecem e respeitam essas reações internas.

Foco da Empatia:  o líder deve aprender a se colocar no lugar das outras pessoas praticando três tipos de empatia:

  1. Empatia Cognitiva: quando o líder procura entender as razões e argumentações das pessoas, dialogando com elas e buscando a compreensão racional da situação;
  2. Empatia Emocional: quando o líder procura entender como as pessoas estão se sentindo em determinada situação e qual o papel das emoções como influencia;
  3. Empatia de Servir: quando o líder demonstra às pessoas que está disposto a ajudá-las a solucionar os problemas, demonstrando lealdade e confiança.

Foco Externo: o líder precisa entender o sistema no qual está inserido. Deve conhecer os anseios, desejos, visão e necessidades, bem como o que seu condomínio precisa em termos globais (qual a situação atual do prédio relativa a manutenção, segurança, treinamento de pessoas, etc), e precisa aprender a trabalhar com essa visão sistêmica.

O sindico, precisa para ser um líder eficaz, precisa prestar muita atenção nesses três focos durante sua gestão e desenvolver conhecimentos sobre: Planejamento, previsão, provisão, organização, coordenação, controle e especialmente na comunicação para lidar com prioridades e eventualidades, e decidindo sobre o que é essencial e precisa a ser feito.

Até o próximo.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.