“Dia da Independência” – Settra altera trânsito na cidade; entidades civis e contingentes militares participam de desfile

No próximo sábado, 7 de setembro, acontecerá o desfile cívico e de contingentes militares marcando as comemorações 197º aniversário da independência do Brasil.

O ato será realizado na Av. Barão do Rio Branco, região central da cidade, com início marcado para às 8 horas. O evento terá duas fases, sendo que o militar é organizado pelo Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), e o cívico pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

No desfile militar estarão contingentes de escolas do setor, do Exército, das polícias Rodoviária Federal (PRF), Federal (PF) e Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), agentes penitenciários e grupamento motorizado.

Além destes, o desfile cívico terá a participação de 13 entidades, entre escolas e entidades filantrópicas, religiosas e sociais, como União dos Escoteiros do Brasil; Ordem De Molay; Amigos Mãos Abertas; Igreja Assembleia de Deus; Sociedade de São Vicente de Paulo; Legião da Boa Vontade; Associação de Proteção à Guarda Mirim de Juiz de Fora; Escola Municipal Camilo Guedes; Escola Estadual Delfim Moreira; Banda Racional Universo em Desencanto; Lions Clube; Bombeiros Civis e Moto Clube de Juiz de Fora.

Conforme divulgado pela PJF, a expectativa é de que cerca de três mil civis participem.

 

Settra realizará alteração no trânsito na região central para desfile cívico-militar

A partir das 18 horas desta sexta-feira, 6, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) fará alterações na região central da cidade, por conta do desfile cívico-militar comemorativo da Independência do Brasil. As intervenções tem início com alterações de circulação na Rua Rei Alberto, entre Santo Antônio e Avenida Barão do Rio Branco.

Ainda na sexta-feira, no mesmo horário, o estacionamento ficará proibido nas seguintes vias: Rua Roberto de Barros, entre Barão de Cataguases e Benjamin Constant; Avenida Presidente Itamar Franco, entre Barão do Rio Branco e Rua Batista de Oliveira (sentido Bairro São Mateus/Centro); Rua Rei Alberto, próximo aos cruzamentos com Santo Antônio e Avenida Barão do Rio Branco; avenidas Doutor Procópio Teixeira, entre Praça Doutor João Tostes e Barão do Rio Branco; e Avenida Getúlio Vargas, entre Barão de Rio Branco e Rua Afonso Pinto da Mota.

Já a partir das 6 horas do sábado, 7, até o término do desfile, o trânsito ficará interditado totalmente nos seguintes trechos da Avenida Barão do Rio Branco: pista central, entre o trevo do Bairro Bom Pastor até a Rua Barão de Cataguases; pista lateral, sentido Bom Pastor/Manoel Honório, entre Avenida Presidente Itamar Franco e Rua Silva Jardim; pista lateral, sentido Manoel Honório/Bom Pastor, entre as ruas Barão de Cataguases e Rei Alberto.

 

SETTRA – OUTRAS MODIFICAÇÕES NO TRÂNSITO

Outras interdições na região central também serão realizadas nas seguintes localidades: ruas Oscar Vidal, entre Santo Antônio e Avenida Presidente Itamar Franco; Espírito Santo, entre Santo Antônio e Henrique Surerus; Braz Bernardino; Barbosa Lima; Batista de Oliveira, entre avenida Presidente Itamar Franco e Barão de São João Nepomuceno; Fernando Lobo, entre Santo Antônio e Avenida Barão do Rio Branco; Santa Rita, entre avenidas Getúlio Vargas e Avenida Barão do Rio Branco; São Sebastião, entre Avenida Barão do Rio Branco e Santo Antônio; Benjamin Constant, entre Jarbas de Lery Santos e Tiradentes; Silva Jardim, entre Rua Santo Antônio e Avenida dos Andradas; e Avenida dos Andradas, entre ruas Silva Jardim e Benjamin Constant (Largo do Riachuelo).

Algumas vias ficarão interditadas durante o desfile, com início previsto para as 8 horas: Rua Floriano Peixoto, entre Santo Antônio e Avenida Getúlio Vargas. Além disso, os cruzamentos da Avenida Barão do Rio Branco com as ruas Doutor Romualdo e Antônio Carlos e Avenida Itamar Franco terão interdição parcial, também durante a apresentação.

Conforme a Secretaria, para a concentração do desfile, a pista central da Avenida Barão do Rio Branco, entre a Presidente Itamar Franco e o Trevo do Bom Pastor, ficará impedida. Neste período, o transporte coletivo urbano deverá circular pelas vias laterais neste trecho.

Opções de desvio

Os veículos que circulam nos trajetos dos bairros Manoel Honório/Bom Pastor terão as seguintes opções de desvio:

  • Avenida Barão do Rio Branco, Rua Barão de Cataguases, Avenida Olegário Maciel;
  • Avenida Barão do Rio Branco, Rua Barão de Cataguases, Avenida dos Andradas, ruas Silva Jardim, Roberto de Barros e Jarbas de Lery Santos, avenidas Getúlio Vargas e Presidente Itamar Franco.

As opções de desvio para quem faz o trajeto bairros Bom Pastor/Manoel Honório são:

  • Avenidas Barão do Rio Branco e Presidente Itamar Franco, Praça Antônio Carlos, Travessa Doutor Prisco, Avenida Francisco Bernardino.

Embarque e desembarque de alunos

O desembarque dos alunos da rede pública será no ponto da Avenida Presidente Itamar Franco, entre Avenida Barão do Rio Branco e Rua Oscar Vidal. Os veículos terão duas opções de estacionamento: Avenida Brasil e Rua da Bahia. Após o desfile, o embarque será na Avenida dos Andradas, entre as ruas Silva Jardim e Benjamin Constant.

Alteração de itinerário dos transportes coletivos urbanos

A Secretaria de Transporte e Trânsito ainda informa que o trajeto de algumas linhas do transporte coletivo urbano será modificado, em razão do evento. Confira o anexo disponibilizado pela pasta através do nosso site ou do site da PJF.

Serviço de táxi

Ainda conforme a PJF, durante o evento, os táxis do ponto localizado no Parque Halfeld deverão entrar e sair pela Rua Marechal Deodoro, não podendo acessar a Avenida Barão do Rio Branco. Os veículos do ponto da Igreja Catedral continuarão realizando a parada na Alça da Catedral, acessando pela Rua Espírito Santo e saindo pela Fernando Lobo. Na Rua Floriano Peixoto, o ponto será desativado.

Para garantir segurança durante a realização do desfile, nos principais cruzamentos haverá apoio da Polícia Militar e/ou agentes de trânsito. Durante este período, a entrada do Hospital de Pronto Socorro (HPS) ficará liberada.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.