Conscientizar a população sobre direitos e deveres com relação ao combate à violência familiar. Esse é um dos objetivos do projeto de lei de autoria do vereador Antonio Aguiar (MDB) que busca também orientar as famílias e incentivar o comparecimento aos órgãos competentes para as providências cabíveis e o necessário apoio. O projeto cria o Dia Municipal de Ênfase Contra o Abuso e a Violência Familiar, a ser incluído no calendário oficial de eventos no quarto sábado de agosto, anualmente.
A campanha Quebrando o Silêncio já é desenvolvida em oito países da América do Sul desde 2002, com atividades durante o ano todo, e em especial no quarto sábado de agosto, quando ocorrem várias ações direcionadas. Além do Brasil, participam Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a violência é causa de 7% das mortes de mulheres entre 15 e 44 anos, no mundo.
Para o autor da proposta, o tema é importante e precisa ser debatido. “Todos os dias a mídia apresenta um quadro de violência assustador. Crianças, mulheres e pessoas idosas são as principais vítimas” salientando que já vem sendo feito um trabalho em Juiz de Fora “orientando na busca de apoio dos órgãos competentes, o que já acontece na cidade há cerca de 5 anos”, declarou o vereador Antônio.
A inclusão da campanha no calendário oficial abre espaço para que outras instituições, de diversos segmentos da sociedade, contribuam em múltiplas frentes de trabalho com a mesma finalidade, de divulgar a cultura da não-violência. Poderão ser realizados eventos, palestras, fóruns, passeatas, em convergência com o Quebrando o Silêncio, envolvendo entidades não governamentais, empresas privadas e sociedade civil.
Fonte: Assessoria