Agentes da “Sala de Operações da Dengue” realizará, a partir das 8 horas desta quarta-feira, 28, ação de limpeza e remoção de materiais inservíveis em uma casa em estado de abandono, localizada na Rua Humberto Benzoine, na divisa entre os bairros Santa Luzia e Sagrado Coração. A ação vai contar com o trabalho de agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur) e servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).
A limpeza realizada pela “Sala de Operações da Dengue” busca eliminar possíveis focos do Aedes aegypti, inseto transmissor da dengue, zika e chikungunya, para impedir a proliferação do mosquito na região. Além disso, os agentes de combate a endemias do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea) seguem trabalhando durante toda a semana, vistoriando residências e eliminando os focos.
O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no último dia 2 de julho confirmou mais três mortes por dengue em Juiz de Fora. Com os dados do balanço, a cidade já contabiliza 10 mortes pela doença.
Além disso, dando continuidade às ações de conscientização contra a dengue, o setor de Educação em Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza, durante a semana, uma programação com atividades educativas em diversas instituições de Juiz de Fora. O objetivo é conscientizar para o combate ao Aedes aegypti e lembrar que a atenção contra o mosquito deve ser permanente.
Conforme a PJF, empresas, escolas ou instituições interessadas em agendar palestras de educação em saúde podem enviar o pedido via e-mail (educasaude@pjf.mg.gov.br) ou ligar para o telefone 3690-7534.