Campanha para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo será realizada em Juiz de Fora

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado no próximo dia 29 de agosto, quinta-feira, e tem como objetivo reforçar as ações de sensibilização contra os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco, mobilizando a população sobre o tema. Em Juiz de Fora, para lembrar a data, o Serviço de Controle, Prevenção e Tratamento do Tabagismo (Secoptt) da Secretaria de Saúde (SS) fará campanha no térreo do Posto de Atendimento Médico (PAM Marechal), divulgando o serviço com panfletagem e informações sobre o tratamento.

Conforme a pasta, reconhecendo o tabagismo como doença, o Secoptt estabeleceu como estratégia o foco na experimentação e iniciação, que ocorrem principalmente entre adolescentes e jovens. Para isso, o setor vai promover uma palestra sobre o assunto nesta terça, 27, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, para os usuários da ONG Amigos Mãos Abertas, do bairro Carlos Chagas.

Em 2019, a proposta é continuar impulsionando o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio deste ano: “Tabaco ou Saúde – O Uso Do Narguilé”. Desta forma, pretende-se alertar a população sobre o impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre a saúde, sendo fatores de risco para o desenvolvimento de doenças pulmonares.

Através da assessoria, a assistente social do Secoptt, Sandra Tolomelli, disse que o objetivo é conscientizar para doenças pulmonares que podem ser causadas pelo tabagismo. “Queremos alertar para os malefícios de todas as formas de uso do tabaco, inclusive narguilé, cigarro de palha e o cigarro eletrônico. Além disso, buscamos encorajar as pessoas que estão fumando e desejam parar, mesmo que já tenham tentado antes, para que não desistam e busquem ajuda”.

 

Tratamento gratuito

O Serviço de Controle, Prevenção e Tratamento do Tabagismo oferece tratamento gratuito aos usuários do SUS que desejam parar de fumar. Os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do seu bairro, onde vão receber as primeiras orientações. Caso o interessado seja morador de área descoberta, é preciso procurar o Secoptt, que funciona na sala 103 no primeiro andar do PAM Marechal, das 7 às 12 horas e das 13 às 17 horas ou entrar em contato pelo telefone 3690-7714.

O tratamento do tabagismo no Secoptt utiliza a Abordagem Cognitivo- Comportamental (ACC). Trata-se de uma técnica de aconselhamento pautada na orientação para a mudança de comportamento em relação à dependência física, comportamental e psicológica do tabaco. Ou seja, é o aprendizado de estratégias para resistir à compulsão por fumar, visando a cessar e prevenir as recaídas. Além disso, caso necessário, o paciente com dificuldade para iniciar a desintoxicação recebe apoio medicamentoso.

Inicialmente, o paciente é chamado para uma reunião de sensibilização, onde são repassadas informações sobre os malefícios do tabagismo, benefícios ao parar de fumar e orientações gerais sobre o tratamento. Desse encontro, o paciente sai com consulta agendada e o cronograma de dez sessões que compõem o tratamento, totalizando seis meses.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.