Parlamento Jovem define as propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual

A discussão sobre formas de combater o preconceito étnico-racial movimentou o Plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora na quarta-feira, 14. Dezenas de estudantes que participam do projeto Parlamento Jovem (PJ) se reuniram para a Plenária Regional, na qual discutiram nove propostas de lei e decidiram as quatro sugestões que serão defendidas pela região na etapa estadual.

Durante a Plenária, foram discutidas nove propostas elaboradas pelos alunos durante as etapas municipais. Com o intuito de facilitar a discussão, foram divididos três grupos de trabalho e cada grupo ficou responsável por um dos subtemas: desigualdade socioeconômica; violência por motivos étnico-raciais; ou direito à identidade e diversidade cultural. Cada subtema, teve três propostas apresentadas.

Os estudantes tiveram a oportunidade de argumentar em defesa de suas propostas. Eles também puderam sugerir a exclusão, a modificação ou a junção de sugestões. Ao final da votação, ficaram definidas as quatro sugestões que serão discutidas durante a Plenária Estadual, que acontece nos dias 18, 19 e 20 de setembro em Belo Horizonte.

Entre as proposições aprovadas estão a criação de um projeto que forneça aulas extras para alunos de baixa renda que desejam fazer vestibular; a obrigatoriedade de contratar psicólogos que atuem nas escolas com alunos vítimas de bullying e cyberbullying; e a criação de feiras que promovam eventos de valorização da história e cultura de minorias étnico-raciais.  O coordenador do PJ no Polo Regional, Sérgio Dutra, explica que as propostas escolhidas podem ser encaminhadas aos deputados estaduais. “Caso as sugestões sejam aprovadas na Plenária Estadual, elas serão encaminhadas para a Comissão de Participação Popular da Assembleia de Minas Gerais e podem inspirar um projeto de lei”, explica Sérgio.

Além de escolher propostas para defender na Plenária Regional, os alunos também escolheram seis estudantes para representar a região na etapa estadual. Uma das escolhidas é a aluna do Colégio Jesuítas, Ana Carolina Santos, que participa do PJ pela segunda vez. “Eu quero ir a BH, para dar a minha opinião sobre o tema. Eu espero contribuir, porque tenho lido muito sobre discriminação étnico-racial e também estudado muito sobre política. O PJ agregou tanto na minha formação profissional quanto pessoal”, enfatizou.

Já a estudante da Escola Estadual Dilermando Costa Cruz, Ester Graia, conta que as discussões a incentivaram a pensar sobre a própria vivência. “Para mim, enquanto mulher negra, essa edição do PJ foi uma inspiração em todos os aspectos. As coisas que eu li e discuti foram sobre situação que eu já havia passado ou sofrido. É tudo sobre a luta que eu tive para chegar até aqui”, ressalta a estudante.

Ainda na Plenária Regional, os estudantes precisaram definir qual tema indicariam para discussão na edição 2020 do PJ. A disputa estava entre os temas: LGBTQ+fobia, sugerido pelos alunos de Juiz de Fora; Violência Contra a Comunidade LGBT, sugerido pelos participantes de Lima Duarte; e Intolerância Religiosa, proposta por Santos Dumont. Com aproximadamente 47% dos votos, ficou definido que o tema que será defendido pelo Polo Regional durante a Plenária Estadual será LGBTQ+fobia.

O presidente da Casa, vereador Luiz Otávio Fernandes Coelho – Pardal (PTC), destacou a importância da participação dos jovens na política para mudar a forma negativa como o meio está sendo visto. “Percebemos hoje um quadro de descrédito na política de modo geral que só, por meio, da nossa postura, podemos reverter. Então é muito gratificante ver tantos jovens dispostos a pensar a política e a fazer a diferença”, ressaltou Pardal.

O vereador Juraci Scheffer (PT), que também esteve presente na Plenária, frisou a importância do projeto. “Tive o privilégio de ter uma filha que já participou do PJ e acompanhei de perto como o projeto é enriquecedor. É uma experiência única, da qual todos certamente saem com muito aprendizado”, concluiu.

O Parlamento Jovem é um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que conta com a participação de 94 municípios, divididos em 16 polos regionais. Juiz de Fora participa do projeto desde 2010 e integra o Polo Regional Zona da Mata II junto com as cidades de Lima Duarte e Santos Dumont.

Durante o ano, o projeto oferece oficinas sobre cidadania e política a alunos do Ensino Médio, com o objetivo de desenvolver o senso crítico nos jovens. A edição 2019 conta com cinco instituições de ensino participantes em Juiz de Fora: os colégios Jesuítas, Nossa Senhora do Carmo e Tiradentes; e as escolas estaduais Dilermando Costa Cruz e Henrique Burnier.

 

Fonte: CMJF




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