Na manhã desta quarta-feira, 7, a delegada Ione Barbosa ministrou palestra sobre “Violência Doméstica” para os servidores do Centro de Apoio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) que fica na Rua Halfeld, 27. Foram trabalhados vários pontos, como violência psicológica e moral, feminicídio, assédio, entre outros relacionados. Os participantes esclareceram dúvidas sobre o tema, como denunciar e quais os crimes mais comuns. A palestrante abordou casos reais ocorridos na cidade.
A auxiliar de limpeza Renata Gonzales destaca: “A partir de agora vou ficar mais atenta, não só com relação a minha vida, mas com as das minhas filhas também”. O funcionário Thiago Lins de Abreu diz que achou ótima a citação dos direitos dos homens que passam por situação de violência doméstica. “A palestra ensinou como a mulher tem que agir se for agredida, mas também mostrou nossos direitos como homens, se passarmos pela mesma situação. Eu não sabia sobre isso e é muito bom estar informado”.
Segundo o encarregado-geral da Varrição do Demlurb, Wanderson Faria, “o setor tem muitas mulheres, então é necessário que alguém fale mais sobre os direitos delas. As servidoras gostaram muito, querem mais uma palestra com a delegada, futuramente. Os homens também prestaram atenção em tudo. Eles participaram mesmo, foi muito satisfatório”. Para a auxiliar de serviços administrativos, Gilciere Gonzaga, a parte da palestra que mais chamou atenção foi a história de Maria de Penha e como começaram as leis voltadas para a proteção das mulheres: “Foi muito saber quem é e o que fez Maria da Penha. As mulheres já sofrem de violência doméstica há muito tempo, mas, com a grande ajuda dela, hoje temos leis para nos ajudar”.
Ione Barbosa, que atua na Delegacia da Mulher de Juiz de Fora, conta que já tinha a vontade de palestrar para os funcionários do Demlurb há algum tempo e que foi muito gratificante estar com eles. “O trabalho dos servidores é excelente. As pessoas da varrição e da coleta estão diretamente em contato com o público, então é muito importante passar esse tipo de conhecimento. É necessário punir o agressor mas, mais que isso, é preciso educar para prevenir. Uma sociedade machista e violenta só muda com educação, por isso as palestras são tão importantes, e eu desejo voltar mais vezes”.
A Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) fica na Rua Uruguaiana, 94, Jardim Glória, e atende pelo telefone (32) 3229-5822.
Fonte: PJF