Entre os dias 29 e julho e 02 de agosto 280 pessoas foram atendidas pelo Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) durante a campanha “Saia do Vermelho”. A ação, realizada na Câmara Municipal de Juiz de Fora, pelo Sedecon, em parceria com Caixa Econômica Federal (CEF), tinha como objetivo ajudar os cidadãos juiz-foranos em dívida com a Caixa a negociarem seus débitos em condições especiais.
De acordo com a Casa, as negociações estavam acontecendo para dívidas com atrasos inferiores a um ano, em até 96 parcelas, com juros de 1,48% a 2,40%. E para os débitos superiores a um ano, cuja regularização podia ser feita com descontos que variavam de 60% a 90% para o pagamento em parcela única.
Através da assessoria, a coordenadora do Sedecon, Gisele Helt, disse que o volume de atendimentos em 5 dias sinaliza a importância da campanha, que faz parte do escopo de atividades do órgão. “Quando se pensa em proteção e defesa do consumidor devemos pensar, antes, em ações e mecanismos que minimizem o desequilíbrio nas relações de consumo, em especial com as instituições financeiras”, esclareceu a coordenadora.
Além, disso, em outra campanha do Sedecon, o Feirão Limpa Nome, foi identificada uma demanda maior por parte dos consumidores clientes da CEF, que não puderam participar da campanha no mês de abril. Nesse sentido foi criada a semana específica para essa instituição e a coordenadora avalia que o objetivo foi alcançado. “Se considerarmos, proporcionalmente, que durante o Feirão com sete instituições participantes tivemos 763 atendimentos e em uma semana apenas com a CEF chegamos a 280, entendo que sim”, observou Gisele.
O Serviço de Defesa do Consumidor é oferecido pela Câmara Municipal desde 2002 e conta com uma equipe preparada para atender os consumidores que se sintam lesados ao adquirir produtos, planos de saúde, habitação, assuntos financeiros e serviços públicos.