Que dia! “Não chores por mim Argentina!” O Brasil conquistou o sexto título consecutivo do handebol feminino e o terceiro contra as hermanas. Além disso, medalha de ouro inédita no cavalo da ginástica artística com Chico Barretto, enquanto Arthur Zanetti ficou com a prata nas argolas. Fernando Reis conquistou o tricampeonato do levantamento de peso categoria 109kg.
Como já era imaginado desde antes do início da competição, Brasil e Argentina fizeram o melhor confronto dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. A exemplo do que ocorreu nas últimas duas edições, o time verde e amarelo levou a melhor por 30 a 21 e faturou o hexacampeonato consecutivo. Além disso, a Seleção Brasileira ampliou o período sem derrotas no evento, que já durava 24 anos.
O primeiro tempo contou com muito equilíbrio. Não poderia ser diferente. A Argentina começou em vantagem no marcador e pressionou a saída de bola do Brasil. Aos poucos, as hermanas mantiveram cerca de dois gols de margem durante grande parte dos 30 minutos iniciais. Chamando a responsabilidade, Duda Amorim teve participação importante no campo ofensivo. Com experiência, ajudou a reorganizar a equipe. Antes do intervalo, com direito a dois gols de Larissa Araújo, o placar estava empatado em 12 a 12, assim como aconteceu em Toronto 2015.
No retorno etapa complementar, as comandadas de Jorge Dueñas passaram a tomar conta das ações. Deonise, de 36 anos, virou bolas importantes que fizeram a diferença. Com certa tranquilidade, o Brasil comandou o placar e impôs o ritmo. Com paciência, administrou o resultado. Encurraladas, as argentinas não tiveram força suficiente para reagir e viram o prejuízo aumentar a cada ataque. Deu a lógica na capital peruana: medalha de ouro para a Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos!
FERNANDO REIS
Era caçapa cantada. Fernando Reis é tricampeão dos Jogos Pan-Americanos no levantamento de peso. Ele venceu a edição de Lima nesta terça-feira (30) na categoria acima de 109 quilos, erguendo 420 no somatório do arranco com o arremesso. Como a categoria é nova, a marca do brasileiro passa a ser também o recorde da competição.
Antes a categoria dos Jogos Pan-Americanos era até 105 quilos e o recorde já era do brasileiro, com 432 quilos.
No arranco Fernando Reis marcou peso de saída de 180 quilos e entrou no tablado apenas para vencer a parcial. Seus rivais bem que tentaram chegar no nível inicial do brasileiro, mas só o cubano Luis Manuel Lauret conseguiu. Cravou 181 na segunda tentativa. O equatoriano Fernando Salas foi o terceiro com 178 quilos na terceira tentativa.
Nada que assustasse Fernando Reis. Já na segunda tentativa ele cravou 185 e, na última, 190. Lauret até tentou chegar nos 190 quilos, mas não conseguiu. Assim, o brasileiro foi para o arremesso com nove quilos de frente.
E Fernando Reis colocou 212 quilos de saída no arremesso. Mesmo atrás, Lauret marcou 210, afinal, estava claro que a disputa ela pela prata. No final, o brasileiro acabou erguendo 230 e fechou com o somatório de 420 quilos.
Fonte: Olimpíada Todo Dia