A pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deu início na última semana a operação a operação “A cidade é para todos”. A manobra, realizada entre os dias 23 e 26 de julho, tem como objetivo atuar de forma preventiva, inibindo o comércio ilegal nas ruas centrais.
Conforme a Semaur, a primeira etapa da operação foi concluída de forma positiva, sobretudo no que diz respeito à liberação dos espaços públicos ocupados irregularmente. Ainda de acordo com a pasta, durante os três dias de atividades ostensivas na rua, o objetivo principal foi a desobstrução das vias públicas e a melhor organização do espaço urbano, garantindo mais acessibilidade, mobilidade e segurança aos pedestres.
A operação “A cidade é para todos” contou com o apoio da Guarda Municipal (GM) e da Polícia Militar (PM) durante as ações realizadas. De acordo com a Semaur,entre os dias 23 e 26 de julho, 36 fiscais e quatro servidores do Departamento de Fiscalização Ambiental e Urbana (DFAU) ocuparam de modo ostensivo as ruas do centro da cidade durante a operação, contando com o apoio de 26 Guardas Municipais e o reforço da Polícia Militar (PM).
A Secretaria ressalta que a ação, que tem outras etapas da programadas para ocorrer entre os dias 7 e 9 de agosto e entre 27 e 30 do mesmo mês, é uma oportunidade de mostrar ao cidadão os benefícios do ordenamento urbano.