Na tarde desta quarta-feira, 24, a Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) da Universidade Federal de Juiz de Fora publicou o edital do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020 da UFJF. O edital trouxe uma novidade que é a aplicação das provas do Pism na cidade Petrópolis (PISM). Recebendo as provas pela primeira vez, Petrópolis se junta as cidade de Governador Valadares, Juiz de Fora, Muriaé e Volta Redonda (RJ) onde o exame também é realizado.
A pró-reitora de Graduação, Maria Carmen de Melo, concedeu entrevista coletiva, explicando detalhes do processo na manhã desta quarta-feira, 24. De acordo com Maria Carmen, a alta demanda de candidatos fluminenses foi o que motivou a decisão de expandir o Pism para Petrópolis. “Sempre tivemos solicitações de pessoas para a aplicação do exame naquela região. Avaliamos, do ponto de vista da amplitude de pessoas que serão atendidas por esta decisão, e optamos por Petrópolis devido a seu acesso facilitado. Com isso, atendemos às pessoas daquela região e evitamos um fluxo maior de candidatos para Juiz de Fora”, disse.
O programa de ingresso da UFJF que oferecerá, em 2020, um total de 2.303 vagas em 76 cursos dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Conforme a instituição, do número total de vagas, 1.903 vagas são para 66 cursos do campus-sede, em Juiz de Fora, e 400 vagas em dez cursos do campus avançado, em Governador Valadares. As inscrições para os módulos I (triênio 2019-2021), II (triênio 2018-2020) e III (triênio 2017-2019) devem ser feitas das 15h do dia 5 de agosto até às 18h do dia 26 do mesmo mês, exclusivamente on-line, na página da Copese. O candidato deve acessar o site da Copese, realizar a inscrição no link indicado e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 120. O pagamento deve ser feito até às 20h do dia 27 de agosto, exclusivamente pelo Banco do Brasil.
As provas serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2019. Os portões serão fechados impreterivelmente às 13h, não sendo admitidos retardatários. O candidato deve permanecer no local de prova, pelo menos, durante uma hora e meia após o início. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada de provas. Ao final do exame, os candidatos poderão levar para casa o caderno de provas. De acordo com a UFJF, cada concorrente receberá um caderno de provas, com as questões a serem respondidas, e uma folha de respostas, em separado, com espaço para as questões de múltipla escolha e para as perguntas discursivas.
A UFJF ainda informa que nesta edição do Pism, os candidatos estão proibidos de entrar nos locais de prova com lápis. As provas devem ser feitas integralmente com caneta preta ou azul. A intenção é evitar que os candidatos façam parte da prova a lápis e não tenham as respostas corrigidas.
RESULTADOS
O resultado das notas das provas do último módulo do Pism será divulgado no dia 7 de janeiro de 2020. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 16 do mesmo mês. As notas das provas dos Módulos I e II serão divulgadas no dia 10 de março, sendo o resultado final publicado em 18 de março de 2020.
HABILIDADE ESPECÍFICA
Os candidatos ao curso de Música deverão fazer provas de habilidade específica.No dia 8 de setembro, ocorre a prova de Teoria e Percepção Musical; nos dias 17 e 18 de setembro, a prova de Prática Musical. O resultado da prova de habilidade específica para o curso de Música será divulgado em 24 de setembro.
ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
Conforme informado pela UFJF, todo o processo de inscrição será feito exclusivamente on-line, assim como as solicitações de isenção, de atendimento especializado (incluindo sabatistas) e nome social. O formulário de inscrição eletrônico possibilitará o anexo de documentos digitalizados necessários para esses tipos de requisição, como comprovações de baixa renda, laudos médicos e atestado de confissão religiosa. O comprovante definitivo de inscrição deverá ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir das 15h do dia 19 de novembro até às 12h do dia 1º de dezembro. A UFJF não enviará o documento pelos Correios, nem o entregará pessoalmente.
Os interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição devem ficar atentos, pois o prazo é de seis dias: das 15h de 5 de agosto às 15h do dia 11 do mesmo mês. Os pedidos de isenção podem ser feitos via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS); ou pelos critérios da Lei 12.799/2013, desde que o candidato possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa integral em escola da rede privada.
Além disso, os candidatos que necessitarem de atendimento especial para realizar as provas também deverão fazer o pedido no momento da inscrição, anexando documentos digitalizados que comprovem tal necessidade. Pessoas com deficiência devem anexar à inscrição cópias digitalizadas do laudo médico e demais documentos comprobatórios.
Candidatos que se sentirem impedidos de fazer a prova no sábado, por motivo religioso, devem anexar cópia digital de atestado comprobatório da confissão religiosa, emitido pelo representante qualificado da comunidade religiosa. O prazo para solicitação do atendimento especial é das 15h do dia 5 de agosto às 18h do dia 26 do mesmo mês.
COMISSÃO AVALIARÁ AUTODECLARAÇÕES
Ainda de acordo com a UFJF, nesta edição, os candidatos que se inscreverem aos grupos para pessoas com deficiência e aos grupos para pessoas que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas passarão por uma banca de verificação de veracidade da autodeclaração. O procedimento é obrigatório para a efetivação da matrícula e a não confirmação da veracidade implica em perda da vaga. A medida será tomada para garantir que as vagas sejam destinadas somente às pessoas que têm direito às políticas afirmativas.