Comissão de Telefonia e Internet vai a BH buscar a participação de JF no programa “Alô Minas”

A luta pela implantação de sinal de telefonia e internet na Zona Rural de Juiz de Fora continua. Na última quarta-feira, 3, vereadores membros da Comissão de Telefonia, Comunicação e Internet Móvel, Marlon Siqueira (MDB, presidente) e Vagner de Oliveira (PSC) estiveram na sede Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão em Belo Horizonte (SEPLAG) para cobrar a inclusão de Juiz de Fora no novo programa de ampliação de cobertura de sinal do Governo do Estado, denominado “Alô Minas”, anunciado como sucessor do “Minas Comunica 2”. O objetivo foi buscar a garantia que os cinco novos distritos da cidade sejam contemplados pela iniciativa.

Segundo o vereador Marlon, a conversa foi positiva, principalmente, considerando a primeira informação de que haveria uma “barreira de entrada” para que os distritos fossem beneficiados. “Inicialmente, correu a informação de que os locais a serem beneficiados teriam que possuir o mínimo de 500 eleitores, o que inviabilizaria a participação total dos nossos distritos. Como o programa ainda está em fase de planejamento, viemos aqui defender a flexibilização desses critérios. Saímos daqui com uma vitória, a informação que a intenção do governo é privilegiar no novo edital todos 106 novos distritos criados para este fim”, explicou.

Durante a reunião com o Superintendente Central de Governança Eletrônica da SEPLAG, Rodrigo Diniz, outros pontos a serem observados para a eficiência do “Alô Minas” foram explicados, considerando a experiência de programa de expansão anteriores por todo o estado. Entre eles, preocupações quanto a qualidade de acesso viário ao local de instalação de antenas, a disposição desses pontos, e as licenças ambientais para os equipamentos emissores de sinal.

Preocupada com a celeridade do processo, a comissão se dispôs a trabalhar nesses fatores. “A expectativa da população desses distritos, e também a nossa, pela disponibilidade do sinal é enorme. De forma responsável, vamos buscar agilizar esse processo, primeiramente, trabalhando com a revisão da legislação sobre as licenças”, destacou o vereador Vagner de Oliveira.

A previsão é que, ainda no segundo semestre, seja concluída a consulta pública e o edital às operadoras para o lançamento do “Alô Minas”. Desta vez, o programa poderá ser dividido por regiões segundo o código de área – em nosso caso, o DDD 32. Uma medida que pode deixar o processo mais rápido.

Fonte: CMJF




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.