Juiz de Fora atinge meta de cobertura vacinal da influenza

Juiz de Fora atingiu a meta imposta pelo Ministério da Saúde (MS) para a 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, o vírus da gripe. Sendo assim, 90% do público-alvo foi vacinado durante a campanha.

Os dados são do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Conforme o balanço, foram imunizadas 150.841 pessoas do grupo prioritário, o que corresponde a 91,9% no índice de cobertura vacinal.

Historicamente, as crianças e gestantes são os públicos com menor cobertura vacinal. Este ano, o MS colocou em prática uma nova estratégia, antecipando em uma semana o início da vacinação desse público, que atingiu 76,49% e 77,35%, respectivamente. Também fizeram parte dos grupos prioritários pessoas a partir de 60 anos (94,80%), trabalhadores da saúde (97,17%), mulheres de até 45 dias pós-parto (94,80%), professores (96,41%) e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (94,96%).

De acordo com a supervisora do Setor de Imunização, Marcilene Chaves, é importante que Juiz de Fora tenha conseguido atingir o índice de cobertura total preconizado pelo MS, já que essa vacina diminui a incidência de casos graves de influenza. “É necessário que os responsáveis por crianças se atentem à importância de manter a caderneta de vacinação atualizada, uma vez que elas estão no processo de formação do sistema imunológico”, ressaltou. Ela ainda disse que “o Brasil já conseguiu erradicar várias doenças, como a paralisia infantil, através do Programa Nacional de Imunização (PNI), um dos mais completos do mundo. Portanto, precisamos da colaboração de todos, para que possamos continuar protegendo nossas crianças”, finalizou.

A vacina ofertada em 2019 é a trivalente, que protege contra os três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e B. A formulação utiliza vírus inativados, ou seja, mortos, e, por isso, é muito segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha. No município, as doses das vacinas foram disponibilizadas nas 63 unidades básicas de Saúde (UBSs) e nos departamentos de Saúde da Criança edo Adolescente (DSCA) e do Idosos (DSI) e Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.