Mais de 30 mil juiz-foranos ainda precisam ser imunizados contra a gripe

A “21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza” termina nesta sexta-feira, 31, e, de acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea) da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a cobertura vacinal no município atingiu 78,11% do público-alvo, até o momento.

Em Juiz de Fora, 165.591 pessoas são elegíveis para receber a vacina. Ainda conforme os dados atualizados na terça-feira, 28,36.244 ainda não buscaram pela dose da vacina na cidade. A meta estabelecida para o país pelo Ministério da Saúde (MS) é de vacinar 90% da população dos grupos prioritários. Conforme a Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG), em Minas, a expectativa é de vacinar 6.018.977 pessoas.

Ainda conforme o Dvea, historicamente, as crianças e gestantes são os públicos com menor cobertura vacinal, que na campanha deste ano, o MS antecipou em uma semana o início da vacinação desse público. Em Juiz de Fora, o índice de imunização dessa população está em 65,34% e 67,94%, respectivamente. Ainda fazem parte do público elegível pessoas a partir de 60 anos, 84,68%, os trabalhadores da saúde, 76,22%, as mulheres de até 45 dias pós-parto, 82,12% e os professores, 83,13%. Também precisam se vacinar os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, apresentando prescrição médica, cujo índice de vacinação deste grupo está em 59,18%

A Secretaria de Saúde disponibiliza para a população juiz-forana 66 postos com as doses da vacina, entre eles, as 63 unidades básicas de saúde (UBSs), os departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA), do Idoso (DSI) e o Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal. De acordo com o MS,“a escolha do público prioritário no Brasil segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias”. A supervisora do Setor de Imunização da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Marcilene Chaves, lembrou que o período de temperatura mais fria é mais propenso para a circulação do vírus. Sendo assim, maior chance de contrair a gripe e, também, a evolução para casos mais graves.

A segunda fase de imunização começou no dia 22 de abril. Além da vacinação em todos os grupos prioritários, durante esse período, ocorre também a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos do Influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. A formulação utiliza vírus inativados, ou seja, mortos, e, por isso, é muito segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha.

 

Horário de funcionamento das salas de vacinação (segunda a sexta-feira):

  • Unidades Básicas de Saúde:8 horas às 10h30 e 13 horas às 16h30 – Todos os grupos prioritários.
  • Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente:8 horas às 15h30 – Rua São Sebastião, 772 – Crianças, gestantes e puérperas
  • Departamento de Saúde do Idoso:8 horas às 15h30 – Rua Batista de Oliveira, 943 – Somente idosos | A partir do dia 22 de abril.
  • PAM Marechal:8 horas às 16h30 – Sala de vacinação no 3° andar – Todos os grupos prioritários, menos os idosos.

No último dia 17 de maio, sexta-feira, Juiz de Fora registrou a primeira morte pelo vírus Influenza A não subtipado em 2019. O óbito foi divulgado na data em questão no boletim epidemiológico pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.