Uma visão sobre condomínio…

Vamos hoje falar como vejo uma grande maioria de condomínios de Juiz de Fora, depois de conhecer de perto, ou seja, de ter participado como síndico, consultor, convidado a participar de grupos de estudos sobre gestão condominial, pude observar que um dos maiores perigos que verificamos é que a grande maioria dos moradores acostumaram com a paisagem.

Acostumar com a paisagem significa não enxergar o que está acontecendo no condomínio que mora. Como vemos sempre a mesma coisa, estamos sempre naquele lugar, já não prestamos mais atenção nas coisas erradas, quebradas ou sujas e até mesmo nos fatos que ocorrem no dia a dia, que sem dúvida trazem reflexo na comunidade, e aí não dão atenção que deveriam dar aos fatos, ou seja, com o que está acontecendo e não analisam o que pode acontecer. A verdade é que acostumam com aquela paisagem e ligam os seus pilotos automáticos. Daí assistem acontecer obras ilegais, e como não comparecem às assembleias, julgam que não tem nada a ver com o fato. Daí o perigo que falamos no início acostumar com a paisagem, isto porque aquilo que as vezes nos prejudicou, reclamamos, mas nenhuma providência foi tomada, deixa para lá, para ver como fica.

Nos condomínios encontramos moradores e até síndicos e conselheiros que têm boas intenções de fazer as coisas. Elas são sinceras nas suas intenções. Elas realmente querem fazer as coisas. O problema é que ficam na intenção. Não fazem! Não ousam fazer!

Faça uma autocrítica, veja como você pode participar, existem dezenas de coisas que o seu condomínio precisa e que devem ser feitas para o benefício coletivo. Tenha a ousadia de transformar em realidade sua participação, afinal você é quem paga o rateio das despesas e as leis lhe garantem o seu dever e direito de participar. Reveja sua conduta com relação a sua participação nas Assembleias Gerais. Tenho ouvido de muitas pessoas reclamando de falta de tempo. É verdade temos mais coisas a fazer do que tempo para fazê-las. Muitas vezes nos sentimos como num tsunami cujas ondas nos cobrem e nos levam de roldão. Perdemos o controle das nossas tarefas, daí não conseguimos nos concentrar, ter foco. Perdemos a noção do que é essencial, importante e acidental. Onde estará o tempo que perdemos? Como encontrá-lo? Lembro que perdemos muito tempo em coisas acidentais? Precisamos fazer uma análise do que nos leva a interrupções,do que nos leva a perder a concentração no que estava fazendo e quanto tempo leva para concentrar novamente. Precisamos aprender como educar a nossa vontade para que percamos menos tempo com coisas acidentais e nos concentremos mais no essencial.

Nos condomínios precisamos lembrar que todos moradores precisam ter um foco, que para ter resultados positivos precisamos criar espírito de união não basta ser apenas um grupo que a cada mês se reúne para pagar as despesas. A exemplo do que ocorre no futebol, precisamos formar um time e ter consciência de que um time é muito mais do que um conjunto de pessoas, uma vez que um time tem objetivo e uma missão: vencer o jogo.

Até o próximo.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.