Três meses da operação “Guarda Comunitária” mostra efetividade no Parque Halfeld

Desde o início de fevereiro, a Guarda Municipal (GM) realiza ações intensivas no Parque Halfeld. Lançada juntamente com o retorno às aulas, a operação “Guarda Comunitária” está completando três meses de atuação, coibindo a prática de ilícitos e proporcionando melhores condições de uso do espaço público para o cidadão. Durante este período foram realizadas inúmeras abordagens a suspeitos, resultando em 12 registros de posse de substâncias ilícitas. Os envolvidos nessas ocorrências foram apresentados à autoridade policial para as devidas providências. Em outros dois casos os suspeitos conseguiram fugir, ao perceberem a aproximação da Guarda.

As equipes atenderam cinco situações de prestação de socorro em via pública, com amparo às vítimas e acionamento do serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Também houve intervenção da GM, evitando roubo de celular e identificando outro aparelho extraviado. Documentos encontrados foram encaminhados em duas oportunidades. Também houve participação em dois casos de atrito verbal e duas apreensões de arma branca.

Para a comandante da GM, Emilce de Castro, “o empenho de equipes no Parque Halfeld garante o monitoramento sistemático do local e amplia a sensação de segurança para a população, que pode contar com o apoio do agente. Por inúmeras vezes, são os populares quem nos procuram para pedir ajuda ou apresentar denúncia. A população confia e recorre à Guarda para as questões de segurança e gerais. É o que se vê em casos de entrega de documentos encontrados, feita diretamente às nossas equipes”.

Devido à atuação da GM, a prática da abordagem se tornou mais frequente na área, apurando situações irregulares e garantindo mais segurança a quem passa ou fica no local. A corporação pode agir em casos de flagrante delito, dar voz de prisão e conduzir o infrator à delegacia.

A operação “Guarda Comunitária” faz parte do pacote de medidas elaborado pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), no intuito de reformular e fortalecer o modo de atuação da GM. As equipes também realizam análise de segurança do ambiente, observando situações que podem vir a contribuir para um cenário de insegurança.

Fonte: PJF




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.