A Comissão Interinstitucional organizada para coordenar as ações sobre o aparecimento da onça-pintada no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) decidiu que o felino deve ser transferido para outro local.
A informação sobre a decisão de de capturar e translocar o animal para área adequada foi divulgada nesta quinta-feira, 2, em entrevista à imprensa, com 11 dos representantes de sete instituições que compõem o comitê. Uma equipe do Cenap (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros) saiu às 10h, de Atibaia (SP), com destino a Juiz de Fora, com equipamentos necessários para iniciar o processo de captura da onça-pintada.
A decisão foi tomada após ser divulgado um vídeo da câmera de segurança de um hotel na Avenida Brasil, ao lado da Rodoviária, que registrou imagens da onça-pintada circulando em frente a portaria do hotel, às 2h30 do dia 26 de abril. Conforme a UFJF, para ter acesso à área, o felino teve de cruzar o rio Paraibuna e a avenida, correndo risco de atropelamento e de incidentes.
Monitoramento
O animal, raro e ameaçado de extinção, foi avistado por vigilante do Jardim Botânico, na noite do dia 25 de abril, em torno das 22h. Na sexta-feira, 26, a Universidade Federal de Juiz de Fora anunciou o fechamento temporário do Jardim Botânico, inaugurado no último dia 12 do mesmo mês. Conforme a instituição, pelo menos, há 80 anos não há registro do animal na Zona da Mata mineira.
Após tomar conhecimento da presença do animal do Jardim, uma comissão foi criada para definir ações sobre o monitoramento do animal, com representantes da UFJF – Pró-reitoria de Extensão, Jardim Botânico, Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas, Colégio de Aplicação João XXIII e Diretoria de Imagem Institucional; da Prefeitura de Juiz de Fora – Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano e Secretaria de Comunicação Social; do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); do Instituto Estadual de Florestas (IEF) – Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas); da Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente; do Corpo de Bombeiros; e Exército Brasileiro – Campo de Instruções em Juiz de Fora.
Na segunda-feira, 29 de abril, a UFJF divulgou novas imagens da onça-pintada capturadas pelas armadilhas fotográficas instaladas no Jardim Botânico. Ao todo, são sete câmeras instaladas no Jardim, que, segundo a instituição, tem o objetivo de obter o maior número de dados possível, traçar rotas e conhecer os hábitos do animal.
Conforme a UFJF, caso a onça-pintada seja avistado e em situações de emergência, moradores podem acionar a Companhia pelos telefones 190 e 3228-9050 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.