A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) apresentará o projeto da “Plataforma de Bioquerosene e Renováveis da Zona da Mata Mineira” durante o “First Icao Stocktaking Seminar Toward the 2050 Vision for Sustainable Aviation Feels” (“1º Seminário de Apresentação de Resultados da Icao Para a Visão de 2015 da Aviação Sustentável”, em tradução livre), realizado pela Organização da Aviação Civil Internacional (Icao, sigla em inglês), entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), entre 29 de abril a 1º de maio, na sede da entidade, em Montreal, no Canadá. A participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Rômulo Veiga, ocorre a partir de convite realizado pela Icao e a Delegação Internacional do Brasil, composta por representantes dos ministérios de Relações Exteriores (Itamaraty), de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Infraestrura, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (Anac), além do setor nacional de aviação civil, como a Gol Linhas Aéreas e a Empresa Brasileira de Aeronáutica S. A. (Embraer).
O projeto da “Plataforma” é considerado importante no desenvolvimento de políticas públicas que contribuem para a promoção da sustentabilidade da cadeia produtiva ligada ao setor de aviação civil internacional. Segundo o secretário, a capacidade de promoção de integração de cadeias produtivas sustentáveis em torno do processo de descarbonização do setor de aviação civil internacional chamou a atenção da comunidade global pelos potenciais serviços ambientais a serem entregues pela “Plataforma da Zona da Mata”, alinhada aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Destaca-se o fato de que a partir de uma ação de recuperação regional de áreas degradadas, utilizando a macaúba (palmeira brasileira) como principal espécie nativa, será possível implantar um grande centro produtor de biomassas. O projeto poderá, além de suprir a produção de bioquerosene de aviação, contribuir para a recuperação das bacias hídricas, bem como criar alternativa de geração de emprego e renda, principalmente na zona rural dos municípios que participam da “Plataforma”.
O projeto da “Plataforma de Bioquerosene e Renováveis da Zona da Mata Mineira” será apresentado como a principal ação público-privada realizada no país, destinada a atender as metas de descarbonização impostas pela Icao, através do Esquema de Redução de Emissões de Carbono da Aviação Civil Internacional (Corsia, sigla em inglês). A participação no seminário tem por objetivo também habilitar o projeto para receber recursos internacionais, principalmente os ligados à “Agenda do Clima”, liderado, destacadamente, pelas Nações Unidas e pelo Banco Mundial.
Fonte: PJF