Dois homens são presos na Zona da Mata durante a operação nacional “Luz na Infância” contra a pedofilia na internet

Nesta quinta-feira, 28, foi realizada a 4ª fase da operação nacional “Luz na Infância”. A ação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e asPolícias Civis do Distrito Federal e de 26 estados, tem como objetivo apurar e combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.

Os policiais do 4° Departamento de Polícia Civil de Juiz de Fora, unidade que abrange as delegacias de Ubá, Leopoldina e Muriaé, atuaram na operação. Segundo informações da assessoria da Polícia Civil, dois homens, 36 anos, foram presos em suas residências em Juiz de Fora e Ubá. Nos locais foram encontrados materiais de conteúdo pornográfico envolvendo crianças e adolescentes. Todo material foi encaminhado para a perícia.

Além disso, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Juiz de Fora, um em Ubá e um em Além Paraíba. Nessa ação, foram apreendidos equipamentos eletrônicos, como pen-drives, computadores e HDs.

Materiais apreendidos durante a operação “Luz na Infância” na Zona da Mata – Foto: Divulgação PCMG

A chefe do 4º DEPPC, delegada geral Patrícia Ribeiro, junto ao delegado adjunto da 1ª Delegacia Regional de Juiz de Fora, Sérgio Luiz Lamas Moreira, concederam uma coletiva onde explicaram como a ação foi desenvolvida. Segundo a assessoria, a operação foi desencadeada na cidade com ação dos policiais civis nos bairros Linhares, na zona Leste, onde um homem foi preso, e no bairro Grama, mas o suspeito não foi localizado. Os alvos desta operação foram identificados pela equipe do Laboratóriode Inteligência Cibernética da Secretaria de Operações Integradas do MJSP, com base em informações coletadas em ambiente digital.

De acordo com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a operação “Luz na Infância” teve início no dia 20 de outubro de 2017. Na 1ª etapa, foram cumpridos 157 mandados de busca e apreensão de computadores e arquivos digitais e 108 pessoas foram presas. A 2ª fase foi realizada no dia 17 de maio de 2018 com o cumprimento de 579 mandados de busca pelas Polícias Civis dos Estados, resultando na prisão de 251 pessoas. Em 22 de novembro de 2018, teve início da 3ªfase da operação. Ações foram desencadeadas no Brasil e na Argentina, com o cumprimento de 110 mandados de busca, resultando na prisão de 46 pessoas.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.