O vereador Fiorilo (PTC) encaminhou representação ao Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta solicitando a disponibilização das vacinas Meningo B e MenACWY para crianças e adolescentes passando a incluir as doses no Programa Nacional de Imunização (PNI).
De acordo com o vereador, a meningite meningocócica (inflamação das membranas que recobrem o cérebro) é uma doença de extrema gravidade, e que quando atinge a corrente sanguínea pode provocar uma infecção generalizada e levar ao óbito. A maior incidência da doença é entre crianças de até cinco anos de idade.
Ele ainda alega que o PNI foi criado em 1973 para normatizar a imunização em nível nacional, contribuindo para a erradicação das doenças infectocontagiosas e imunopreveníveis. E que o Calendário Básico de Vacinação da Criança busca atingir ao máximo a imunização. Além disso, as Sociedades Brasileiras de Imunizações e de Pediatria recomendam o uso preferencial da vacina MenACWY no primeiro ano de vida da criança, além das doses de reforço.
Fonte: CMJF