Após a reorganização de documentos de quatro coleções do Museu Mariano Procópio, o material será fotografado e digitalizado. O trabalho feito pelos historiadores do Departamento de Acervo Técnico (DAT) gerou quatro inventários com a relação de todos os itens, que serão utilizados como instrumento para pesquisadores, além de facilitar a montagem de novas exposições. A iniciativa contribui diretamente para preservação física do acervo em papel e de seu conteúdo. Dentre os itens, cartas, ilustrações, cartões, documentos escritos a mão e impressões, que vão do século 19 ao 20.
Nessa primeira etapa, serão digitalizados cerca de 698 documentos das coleções “Família Imperial” e “Família Visconde de Cavalcanti” e, posteriormente, as coleções “Família Ferreira Lage” e “Família Soares Sampaio”. Ao todo, serão mais de 1.300 arquivos incluídos nesse banco de dados. Como já acontece, algumas imagens de documentos são solicitadas para reprodução em diversas publicações, como revistas, e também para o uso em atividades em outras instituições museológicas.
Além da reorganização, os itens passaram por higienização e receberam novas “embalagens” para acondicionamento. Foram produzidas caixas e envelopes confeccionados com material especial, para evitar exposição a luz, poeira e umidade. Além disso, o trabalho realizado possibilita o manuseio dos itens sem o contato direto com as mãos, evitando desgaste e danos. As técnicas e materiais utilizados seguem o mesmo padrão adotado pela maioria das chamadas instituições de memória, como bibliotecas e museus.
Para destacar a importância do cuidado com este acervo, a instituição realizou, em maio de 2018, palestra sobre restauração e conservação de papel. A atividade, inserida na programação especial da “Semana de Museus”, foi ministrada por um dos colaboradores da fundação, o restaurador e conservador Aloysio Gerheim. A atividade foi realizada no laboratório do Museu e contou com a participação de estudantes de diversas graduações, professores e interessados no assunto. E, no auditório da sede administrativa, os historiadores do DAT apresentaram os trabalhos realizados nos setores de arquivo fotográfico, arquivo histórico e biblioteca. O departamento conta com um conservador que dá suporte a todos os setores.
Os interessados em realizar pesquisas sobre esses e outros itens do acervo podem solicitar ao DAT as informações e fazer o agendamento para visitas técnicas, pelo e-mail mapro.dep.acervo@pjf.mg.gov.br ou no portal de serviços da Prefeitura de Juiz de Fora PJF.
Fonte: PJF