Com a chegada do carnaval, muitas pessoas viajam, deixando as casas fechadas por alguns dias. Esta é uma época de muito calor e chuvas, condições ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, é fundamental que a população tome alguns cuidados antes de viajar. A Secretaria de Saúde recomenda que se faça uma vistoria minuciosa dentro de casa, no jardim e no quintal, eliminando os possíveis criadouros.
Segundo a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea) da Secretaria de Saúde (SS), Cecília Kosmann, como o mosquito leva de sete a dez dias para atingir a fase adulta, antes da viagem é preciso limpar tudo, com foco no acúmulo de lixo no quintal, cobertura de tonéis e caixas-d’água, limpeza de calhas e vasos de plantas, que não podem ficar sem areia.
Cecília destaca, também, que, “nas festas, os foliões devem ter atenção com o descarte de latas, copos e garrafas. Objetos e utensílios que podem acumular água devem ser descartados em lixeiras e depósitos destinados a este fim”.
Viagem para áreas de risco
Para quem vai viajar para áreas com alto índice de infestação, Cecília alerta que é importante permanecer em locais telados, para garantir proteção. “Se isso não for possível, é recomendado usar repelentes e dar preferência a calças e blusas de mangas compridas. O repelente deve ser reaplicado a cada duas horas, especialmente durante o dia, que é o período de maior atividade do mosquito”.
É orientado, também, que qualquer pessoa que tenha viajado e retornado à cidade com sintomas de uma das arboviroses procure imediatamente atendimento médico para avaliação. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento dessas doenças.