PJF risco de contrair leptospirose aumenta durante o período de chuvas

Neste período de chuvas, a população deve estar atenta nos riscos da leptospirose, doença transmitida por meio do contato com água contaminada, principalmente nos casos de alagamentos e enchentes. Segundo a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea) da Secretaria de Saúde (SS), Cecília Kosmann, “pelo fato de os sintomas serem parecidos com os da dengue e outras viroses comuns nesta época do ano, é importante que a pessoa que esteja sentindo febre, náuseas e dores no corpo, no momento da consulta médica, informe se teve contato com água ou lama das chuvas nos últimos trinta dias”.

A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. A urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água das chuvas ou lama contaminadas poderá se infectar. As bactérias presentes na água penetram no corpo humano pela pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento.

Os sintomas mais frequentes são parecidos com os da gripe e dengue: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata da perna), podendo também ocorrer vômitos, diarreia e tosse.

Nas formas mais graves, geralmente aparece icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e há a necessidade de cuidados especiais em caráter de internação hospitalar. O doente pode apresentar também hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória, que podem levar à morte.

O tratamento é baseado no uso de medicamentos e outras medidas de suporte, orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados. A automedicação não é indicada, pois pode agravar a doença.

Quais as formas de prevenção contra a leptospirose?

*Evitar o contato com água ou lama de enchentes;

*Impedir que crianças nadem ou brinquem nessas águas ou outros ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos;

*Pessoas que trabalham na limpeza de lamas, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (se isto não for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés);

*Acondicionamento e destino adequado do lixo e o armazenamento apropriado de alimentos;

*Manter o terreno e/ou imóvel limpos e sem acúmulo de lixo, ajudando a evitar o aparecimento e a proliferação de roedores;

*A desinfecção de caixas-d´água e sua completa vedação são medidas preventivas que devem ser tomadas periodicamente.

 

Fonte: PJF




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.