O vereador Juraci Scheffer (PT) solicitou reunião junto ao gabinete da Deputada Federal Margarida Salomão (PT) ocorrida na última segunda-feira, 18, para tratar sobre as medidas adotadas frente ao pronunciamento da montadora Mercedes-Benz sobre a transferência do caminhão Actros para São Bernardo do Campo (SP) e os desembaraços das Sprinters para o Espírito Santo.
Diante do manifesto, foi organizada uma frente parlamentar junto com o Sindicato dos Metalúrgicos, representado pelo presidente João César da Silva e a Comissão de Abastecimento, Indústria, Comércio, Agropecuária e Defesa do Consumidor, representada pelos vereadores José Márcio (PV), Vagner de Oliveira (PSC), Kennedy Ribeiro (MDB), Rodrigo Mattos (PHS), Antônio Aguiar (MDB) e representantes do Marlon Siqueira (MDB) elegendo Juraci como representante legal dos vereadores presentes para representar a causa.
A ação foi desempenhada na reunião para que Margarida possa intervir junto aos deputados estaduais, federais, ao governador e aos senadores para liderar a frente parlamentar e tentar reverter a situação. “Nós, vereadores da Câmara Municipal iremos levar a nossa proposta à esfera municipal através de uma reunião a ser agendada com o prefeito Antônio Almas (PSDB), para que esta frente se fortaleça junto à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), à classe empresarial e aos meios de comunicação”, disse Juraci.
A preocupação do parlamentar é diante dos 1.500 empregos diretos e indiretos, destes cerca de 600 prestam serviço na montagem final e estão com os empregos ameaçados. “São pais e mães de família preocupados e aflitos com a atual situação. Isso pode ocasionar um caos social, além da perda do recolhimento do ICMS da empresa, onde grande parte retorna ao município”, afirma Scheffer.
Margarida destacou que “há muitos rumores sobre a saída da empresa de Juiz de Fora. A nova especulação trata da transferência da montagem dos caminhões da Actros, principal atividade da planta local. É crucial termos esse movimento coletivo em defesa da manutenção dos empregos na cidade. Eu já me comprometo a encontrar com os outros deputados federais com base em Juiz de Fora e senadores para alertar sobre esse risco iminente para o município”.
Na tribuna desta segunda-feira, Juraci reforçou o slogam “Fica Mercedes” e confirmou que foi nomeado pela comissão para ser representante da causa e, intitulado pelo Partido dos Trabalhadores, líder da bancada do PT.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, em março, já está agendada uma reunião entre o vice-presidente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz, funcionários da empresa e integrantes do sindicato. A data será divulgada em breve.
Fonte: CMJF