Representantes dos órgãos de segurança de Juiz de Fora se reuniram nessa segunda-feira, 18, na Câmara Municipal junto com a Comissão de Segurança Pública. Foi criada uma força tarefa com objetivo de organizar ações para evitar problemas que acontecem nos eventos carnavalescos não autorizados pela Prefeitura e que são realizados no mesmo período das festividades oficiais.
Representantes da Guarda Municipal, da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Vara da Infância e Juventude e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária (Sedeta) estiveram presentes na reunião. Juntos, estes órgãos que integram a Força Tarefa irão compartilhar informações e planejar ações conjuntas quando estes eventos não autorizados estiverem sendo realizados.
Os eventos, que reúnem centenas de pessoas, vão ser monitorados pelos integrantes. A intenção é coibir a violência, o consumo de bebidas alcoólicas por menores, a perturbação da ordem pública e o comércio irregular de produtos.
Os órgãos que fazem parte da Força Tarefa já começaram a atuar. Profissionais estão disponíveis para agir caso sejam notificados sobre a realização de eventos não autorizados.
Inicialmente, a proposta atende apenas aglomerações que ocorrem neste período de festividades carnavalescas, mas o intuito é que futuramente seja formada a Comissão de Monitoramento de Eventos Esportivos e Culturais (Comovec) na cidade, que funcionará durante todo o ano facilitando a atuação conjunta dos órgãos de segurança.
A orientação dos órgãos de segurança é que o cidadão fique atento a programação dos blocos carnavalescos autorizados pela Prefeitura de Juiz de Fora, que contam com planejamento e respaldo de segurança.